Como visitar o Palácio de Buckingham

Para a maioria das pessoas que visita Londres, um dos lugares que mais desperta interesse é o Palácio de Buckingham, sede na monarquia inglesa e onde vive a rainha. Porém, na maior parte do ano o acesso as dependências do palácio ficam restritas a Queen´s Gallery, os Estábulos Reais e assistir a famosa Troca das Guardas. Contudo, quem visita Londres no verão pode ter a oportunidade de visitar o Palácio de Buckinhgam no seu interior.

O período de abertura para visitação do Palácio de Bunckinhgam varia anualmente, normalmente desde o fim de julho até o fim de setembro, coincidindo com a época que a monarca costuma viajar para os palácios do interior. Nesse período você tem a oportunidade única de conhecer alguns cômodos do palácio, principalmente os que funcionam para receber as autoridades mundiais, os jardins e ainda poderá aproveitar para fazer uma refeição (quem sabe o tradicional chá da tarde) em um café especialmente montado para a ocasião. Para saber as datas anuais e o horário de visitação consulte o site oficial do Palácio de Buckingham.

Não espere esbarrar portanto com sua Majestade e nem conhecer todos os 775 cômodos do local. Mas poderá ver obras de arte, peças de tapeçaria, conjuntos de porcelana e cristais usados pela família real. O passeio percorre desde a famosa entrada onde os convidados são recebidos, passando pelas escadas de acesso do Primeiro Ministro as audiências semanais com a Rainha, e os salões onde a família real recebe convidados em visita oficiais e cerimonias. Entre os destaques estão a Sala do Trono, o Salão de Baile, a Galeria de Arte e a Sala de Desenho Branca.

É proibido filmar ou fotografar na parte interna do Palácio de Buckingham, sendo permitido apenas nas áreas externas como o jardim. Por isso essa matéria não tem fotos internas para mostrar. Mas é mesmo um passeio espetacular e quem estiver em Londres no verão não deve deixar de visitar o Palácio de Buckingham. É preciso fazer a reserva de forma antecipada e comprar seu ingresso através do site.

Palácio-de-Buckingham

Construído em 1703 para o Duque de Buckingham (daí a origem do nome), o edifício foi adquirido pelo Rei George III em 1762 para se tornar a residência da família real. Desde então foi ampliado e remodelado algumas vezes, além de ter sobrevivido as duas guerras mundiais. Apesar de poupado na I Guerra Mundial, foi bombardeado em diversas ocasiões durante a II Guerra Mundial, incluindo o que destruiu a capela real em 1940. É exatamente em um prédio construído onde ficava a capela que está a Queen´s Gallery (Galeria da Rainha), onde se pode apreciar a coleção real de obras de arte – esta parte é aberta o ano inteiro, com horário de funcionamento variável. Outra parte que ao longo do ano é possível visitar no Palácio de Buckingham são os Estábulos Reais, onde podemos conhecer os cavalos e a coleção de carruagens e de carros usados pela família real.

Nossa viagem para Londres foi a convite do Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do chip internacional Mysimtravel e dos hotéis The Westbury Mayfair e Shangri-la London.

Créditos das fotos: Otavio Furtado e divulgação