Entenda tudo sobre o chamado novo “visto para a Europa”

Os brasileiros tomaram um susto quando essa semana foi noticiado que agora precisariam de uma espécie de visto para a Europa. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes que são importantes, inclusive que essa exigência só começa a vigorar a partir de 2021. Por isso, reunimos nessa matéria as principais dúvidas e questões sobre essa mudança.

O Parlamento Europeu aprovou o novo sistema para entrada de turistas na Europa. Trata-se do Etias (Sistema Europeu de informação e Autorização de Viagem). Isso não é na verdade que passarão a exigir dos brasileiros visto para a Europa, mas sim uma autorização prévia. O sistema foi criado para reforçar a segurança das fronteiras e também tornar o processo de entrada nos países mais rápidos. Ou seja, de fato for implementado como sugerido será até melhor para o processo de entrada nos países europeus.

Outra questão importante, e pouco explicada nas matérias, é que essa não é uma mudança exclusiva para brasileiros. Todos os viajantes dos 62 países não pertencentes ao Espaço Schengen que não precisam de visto para a Europa terão que passar pelo mesmo processo. É importante ressaltar ainda que essa autorização prévia será apenas para os países do Espaço Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça). Reino Unido e Croácia, por exemplo, não fazem parte e continuam com as regras vigentes.

Essa autorização será emitida pela internet, mediante o preenchimento do formulário e pagamento de uma taxa de 7 euros (menores de 18 anos e maiores de 70 são isentos da taxa). Será preciso ter o passaporte em mãos e uma foto digitalizada para preencher o formulário. A autorização terá validade de três anos, ou seja, durante esse período não será preciso fazer novo pedido para outras viagens. Segundo a União Européia, se o sistema não encontrar nenhum indício que o viajante apresenta risco ao continente, a autorização sairá em poucos minutos. Caso tenha que passar por uma avaliação manual levará entre 96 horas e duas semanas.

Ficou mais alguma dúvida a respeito? Escreva nos comentários que tentaremos ajudar!

Não esqueça de fazer a sua reserva de hotel através deste link. Compre também o seu chip internacional e se mantenha conectado durante toda a viagem. Nos dois casos você não pagada nada mais e ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado ao comprar através destes links.