Volta ao mundo: em um cruzeiro ou de trem?

Quem nunca sonhou em dar a volta ao mundo? Conhecer várias culturas, cidades e países. Experimentar um pouco da culinária de cada região e fotografar os principais pontos turísticos. A Crystal Cruises e a Train & Tours oferecem opções de viagens volta ao mundo em cruzeiro e trem, respectivamente.

Para os viajantes requintados que buscam por experiências atraentes e envolventes, o Cruzeiro de Volta ao Mundo 2017 da Crystal Cruises oferece um dos itinerários mais completos da companhia, apresentando seis segmentos para navegar. Cada segmento tem de 10 a 23 dias e oferecem pelo menos um pernoite cada. As rotas oferecidas destacam as diferentes culturas e as maravilhas naturais e históricas, que enriquecem a experiência em cada um dos países visitados. Com foco nas metrópoles, encantadoras aldeias, ilhas pouco visitadas da América do Sul e Caribe – foi o primeiro World Cruise a visitar a Antártica em 10 anos – o cruzeiro de 94 dias parte de Miami a bordo do Crystal Serenity, tem embarque em 10 de janeiro de 2017.

A primeira parte da viagem é de 11 dias, saindo Miami a Colón (Panamá), explorando diversas ruínas Maia nos portos ao longo da costa do México, além dos extraordinários recifes de coral de Honduras e as florestas da Costa Rica. Nos 20 dias seguintes, o navio transita pelas eclusas no caminho para o Equador e, em seguida, por vários portos peruanos, fechando com quatro dias no Chile. Por mais 23 dias, iniciando com um programa pré-cruzeiro de 3 noites em Machu Picchu, a viagem continua por 11 dias, explorando o Chile e a Argentina, antes de cruzar o Cabo Horn, a Antártida e as Ilhas Falkland, para retornar para o Uruguai e Argentina. As duas etapas seguintes englobam o Brasil e o segmento final do cruzeiro parte de Barbados, após uma pernoite, e, em seguida, navega pelas águas brilhantes entre as joias  caribenhas, como Santa Lúcia, Martinica, São Bartolomeu, Samaná, Grand Turca, Key West, antes de concluir nas margens glamourosas de Miami, na segunda quinzena de abril.

Quem opta por viajar por diversos países ao redor do mundo pelas ferrovias, o roteiro “A Volta ao Mundo de Trem” elaborada pela empresa Trains & Tours – Lufthansa City Center permite contemplar por 26 dias os continentes Europeu e Asiático e a América do Norte ao longo de 16 mil quilômetros, de Paris a Toronto. O roteiro tem início em 29 de agosto de 2017, em Paris, onde os participantes encontrarão o guia acompanhante e toda a equipe em um jantar especial no restaurante Le Ciel de Paris, localizado no alto da Torre de Montparnasse.

Depois de um dia inteiro a bordo do trem Expresso Paris-Moscou, os passageiros chegarão à capital russa. Após dois dias de passeios e atividades, o próximo embarque será no trem que os levará à descoberta da lendária Ferrovia Transiberiana, com mais de 100 anos de história. Além das impressionantes paisagens pelo trajeto, como os Montes Urais, que marcam a fronteira geográfica entre a Europa e a Ásia, a imensidão da Sibéria e o deslumbrante Lago Baikal, a rota também se destaca pela visita às históricas cidades de Ecaterimburgo, Novosibirsk, Krasnoyarsk e Irkutsk. Após trilhar o território russo, a viagem continua pela Mongólia, com introdução à autêntica cultura chinesa que começará ao embarcar no trem Trans Mongolian, em uma jornada de 36 horas atravessando as planícies do Deserto de Gobi, sem paradas, até chegar a Pequim, onde visitarão o Palácio Imperial (Cidade Proibida), a grande praça Tian An Men, a Grande Muralha da China e as Tumbas da Dinastia Ming.

Para dar início à segunda etapa da viagem, os participantes cruzarão o oceano em voo até Vancouver, no Canadá, cujo território será percorrido de costa a costa a bordo de dois trens. Os trechos de Vancouver a Kamloops e Banff serão realizados no Rocky Mountaineer em duas viagens diurnas, repletas de belíssimas paisagens que poderão ser observadas através dos vagões panorâmicos. A experiência oferecida ao longo das Montanhas Rochosas será complementada pelo atendimento impecável dos anfitriões e da gastronomia gourmet servida a bordo. Já em Jasper, os passageiros embarcarão no trem The Canadian e viajarão até o seu destino final, Toronto.

Certamente, unir as duas formas de viagem seria perfeito, afinal cada uma delas acontece em um semestre do ano de 2017.