Como é viajar no voo mais longo do mundo?

Quando elegemos a Nova Zelândia como um dos nossos próximos destinos de cabeça veio a ideia de fazer o voo mais longo do mundo. Por isso, apesar do roteiro mais rápido e mais comum para brasileiros ser pelo Chile, optamos em viajar de Qatar Airlines, para fazer o voo que liga Doha a Auckland. Atualmente este é o voo mais longo do mundo, com 16 horas e meia de duração. Mas como é a experiência a bordo?

Parece óbvio que a principal questão é o tempo a bordo. Realmente essa é a parte que merece destaque quando falamos do voo Doha –  Auckland. Mas em se tratado de um viajante brasileiro, é preciso lembrar que ainda é preciso fazer a primeira parte do voo, até Doha, o que torna o tempo total da viagem ainda maior. Somado o fuso horário, que quando chegamos era de 16 horas de diferença, para se ter uma ideia, saímos do Brasil na sexta a noite e chegamos na Nova Zelândia apenas na segunda de manhã (contando que fizemos o trajeto Rio-Madrid-Doha-Auckland por conta da emissão por milhagem). Mas falando especificamente do voo mais longo do mundo, a experiência de passar tanto tempo a bordo é realmente diferente.

Por mais que já estamos acostumados com voo longos, já que ano passado, por exemplo, fizemos viagens para o continente asiático, de fato num voo tão grande assim um período pequeno a mais de viagem faz toda a diferença. Não tem como dizer que um voo de 12 ou 14 horas é o mesmo que um de 16 horas e meia, a começar porque justamente esse tempo a mais acaba quase sempre significando mais tempo acordado a bordo. É preciso estar preparado para tentar passar boa parte do voo dormindo, para torna-lo menos cansativo, e até mesmo pensar em alternativas para quando estiver acordado.

Levando em consideração isso, o fato de ser operado pela Qatar Airways torna o voo mais longo do mundo mais agradável. A companhia para mim é a que oferece o melhor serviço de bordo, conforto e atendimento atualmente. Já tínhamos feito anteriormente um voo pela Qatar (clique no link para ler a matéria), quando fomos para as Maldivas. Mas o que antes se revelou uma ótima opção de escolha de companhia aérea, para um voo tão longo eu diria até mesmo que é imprescindível. Além disso, fomos de business class. Isso também é importante em voo de longo distância como esse, já que garante um maior conforto a bordo e com isso conseguimos chegar na Nova Zelândia mais descansados para já aproveitar o país (no dia que chegamos, por exemplo, já pegamos estrada para ver algumas atrações próximas a Auckland). Ainda, a Qatar Airways oferece a possibilidade do stop over em Doha para quebrar a viagem por completo, do Brasil até a Nova Zelândia, o que também é uma boa alternativa para ter uma viagem menos cansativa.

voo-doha-auckland-qatar-airways

A bordo da aeronave modelo Boeing 777 percorremos uma distância de 14.535 km, um pouco mais que 300km do voo da Emirates entre Dubai e Auckland, que anteriormente ocupava a colocação de voo mais longo do mundo. A configuração da cabine da business class do Boeing 777 da Qatar (2-2-2) garante mais espaço para as poltronas, que tem uma ótima largura, inclinação de 180 graus para virar cama (com serviço de montagem da cama feito pelos comissários sob demanda) e configurações de braços e massagens. Para os clientes da business class a Qatar Airways oferece um pijama, para que você possa viajar e dormir com mais conforto (e ainda chegar no seu destino com sua roupa não amassada da viagem), e serviço de bordo também sob demanda, ou seja, o viajante escolhe quando quer fazer as refeições. Nesse quesito a Qatar apresenta um serviço de bordo impecável e uma comida com boa apresentação e sabor. Além disso, o bom sistema de entretenimento garante que as horas em que ficamos acordados sejam mais tranquilas, incluindo filmes que acabaram de ser lançados no cinema (no nosso caso, muitos que concorreriam dias depois ao Oscar).

voo-mais-longo-do-mundo-qatar-airways

Para se ter uma melhor ideia da viagem no voo mais longo do mundo, a tripulação a bordo é maior do que o normal. A Qatar Airways não fala oficialmente na quantidade, mas sites especializados afirmam que são duas tripulações inteiras a bordo, por questões trabalhistas. Isso é uma das curiosidades do voo Doha-Auckland, já que você começará a viagem sendo atendido por uma equipe e depois de um tempo será atendido por outros comissários. Um fato apenas curioso, já que a excelência no atendimento se manteve durante todo o voo. A principal característica para o passageiro no voo mais longo do mundo é mesmo a sua duração. É estranha a sensação, por exemplo, de mesmo tendo dormido depois de jantar e assistir a algum filme, você acorda espontaneamente e ainda está longe do destino final. É possível muitas vezes até mesmo voltar (ou tentar voltar) a dormir e mesmo assim ainda terá um período longo pela frente. Se levarmos em consideração o período recomendado de sono de 8 horas, o total do voo dá para duas noites de sono e ainda sobra tempo. Por isso, é que faz toda a diferença mesmo para voos de 13, 14 horas.

A pergunta mais lógica é claro é se o voo mais longo do mundo é cansativo. Não! Como já citei, chegamos em Auckland e do aeroporto pegamos a estrada, mesmo sendo madrugada, para ir a algumas atrações que ficam a algumas horas da cidade. Passamos o dia na estrada e não tivemos nenhum problema de cansaço. Talvez até o fato dele ser tão longo e proporcionar um descanso maior tenha até ajudado. Mas claro, isso porque é uma companhia aérea boa e ainda voamos de business class. Que repito, nesse caso, mais que um luxo é uma maneira de conseguir enfrentar com mais qualidade tanto tempo dentro do avião. Certamente o fato de ser operado por uma companhia aérea de qualidade como a Qatar Airways também fez toda a diferença. Foi no todo uma experiência interessante, diferente e que valeu pela curiosidade de ter passado o maior tempo que hoje é possível dentro de um avião viajando.

Resumo

Conforto: Poltronas largas e confortáveis, com inclinação de 180 graus.

Atendimento: Um dos maiores destaques da Qatar Airways, com equipe atenciosa e prestativa.

Facilidades: Kit amenidade de qualidade e pijama para a viagem.

Alimentação: Serviço on demand com boa qualidade e apresentação, carta de bebidas bem completa.