Whitney Museum: Um passeio imperdível no Meatpacking District

O Meatpacking Disrtrict é o novo queridinho de nova-iorquinos e dos milhares de turistas que lotam a cidade. Já falei aqui sobre o High Line, considerado hoje um dos parques mais importantes e visitados de Nova York, mas na última vez que estive por lá pude finalmente conhecer também o novo Whitney Museum, que fica justamente no fim do High Line.

Muita gente acha que o museu é novo, até porque se tornou mais conhecido agora, mas na verdade ele existe desde 1929, quando Gertrude Vaderbitt Whitney (figura social importante e escultora) ofereceu cerca de 600 obras que possuía para o Metropolitan Museum of Art. Foi justamente a dispensa dessa doação que originou o Whitney Museum, que agora está em novo endereço, mais amplo e com muito mais obras.

whitney museum 1

Diante do píer que recebeu os sobreviventes do Titanic, o Museu impressiona pela sua grandeza do lado exterior, mas é ainda mais impressionante por dentro. Além das obras fantásticas que ocupam as diversas galeria espalhadas pelos seus cinco andares (o quinto andar, por exemplo, abriga a maior galeria aberta, sem obstrução de colunas, de Nova York), chama a atenção os vidros e as varandas que convidam a todos apreciarem a vista de Nova York. Os janelões destacam o Rio, enquanto os mirantes são o convite a ver Nova York de um outro ângulo, mesmo que em alguns deles turistas dividem espaço com obras de arte super interessantes.

whitney museum 2

Passeie com calma pelo Museu para ver e interagir com as diversas e interessantes obras, reserve um tempo para apreciar a vista das varandas também, afinal Nova York é uma cidade para ser vista do alto. Aproveite para fazer vários registros fotográficos no local, alguns bem interessantes que misturam arte e paisagem.

whitney museum 3

No térreo, um bar e restaurante é um convite a relaxar e curtir mais tempo no museu. Seja para uma refeição rápida, ou para descansar no bar após percorrer o Highline ou os cinco andares do museu, é uma parada agradável. Os vidros dão uma boa sensação de amplitude um convite a relaxar antes de continuar visitando a cidade.

– Esta viagem contou com apoio do Yotel New York –