Ecoturismo associado a hotéis de luxo no Chile

É possível associar ecoturismo à hospedagem de luxo, ao menos no Chile. A Adventure Club, agência de ecoturismo, esteve no Chile para conhecer três hotéis-butiques e deu algumas dicas para o Maior Viagem. O Viña Vik, no Vale Millahue, o The Singular Santiago Lastarria Hotel, em Santiago, e o hotel-vinícola Hacienda Hotel Vira Vira, que fica em Pucón, cidade na região dos Lagos Andinos Chilenos que concentra grande quantidade de esportes de aventura.

Segundo dados da subsecretária de Turismo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Chile, em 2015 aproximadamente 456 mil brasileiros visitaram o país, 11,8% a mais que 2014. A grande procura pelo destino se deve ao fato de ele aliar modernidade, alta gastronomia, ter ampliado a cadeia de hotéis, ser um destino com um custo mais acessível aos brasileiros, reunir uma variedade de atividades esportivas e passeios culturais, assim como diversidade de paisagens naturais.

O Viña Vik, localizado a duas horas de Santiago, reúne numa área de 4,4 mil hectares conforto, sofisticação, e atividades como aulas yoga, culinária e passeios que levam o hóspede a um profundo momento de relaxamento. Com 22 quartos (foto de capa), é decorado por um artista chileno e seus vinhos são produzidos de forma sustentável.

O The Singular Santiago Lastarria Hotel foi inaugurado em 2013 e já é um dos mais sofisticados de Santiago. Fica no bairro Lastarria, no centro histórico da cidade, e em 2015 foi mencionado pela revista note americana Condé Nast Traveller, publicação direcionada ao turismo de luxo, como um dos novos melhores hotéis do mundo.

Na pequena cidade de Pucón, o Hacienda Hotel Vira Vira é considerado um verdadeiro oásis para quem busca por momentos de paz e lazer em sintonia com a natureza. O hotel fica localizado dentro do Parque Nacional de Villarrica, em meio a lagoas naturais, riachos selvagens e com vista excepcional para o vulcão Villarrica, situado na cordilheira dos Andes.

Para Eliane Leite, diretora da agência Adventure Club, a viagem mostrou que o mercado hoteleiro do Chile tem potencial muito grande em receber turistas que buscam alto padrão em meio à natureza.