Carmelo: a Toscana da América Latina

Considerada pelo jornal norte americano New York Times, como a pequena Toscana da América Latina, Carmelo possui pouco mais de 20 mil habitantes e é uma das maiores produtoras de vinho do Uruguai. Conheça mais sobre essa cidade que fica a pouco mais de 3h da capital uruguaia, Montevidéu.

Fundada pelo herói nacional José Artígas em 1816, Carmelo está localizada no departamento de Colonia. Vizinha de Colonia Del Sacramento, a apenas 50 minutos de distância, a cidade possui uma paisagem natural cheia de beleza, que atrai milhares de turistas a procura de descanso, tranquilidade e comodidade, em um ambiente interiorano.

A chegada se dá pelo aeroporto de Montevidéu, que está a pouco mais de 4h de Carmelo em ônibus ou carro; ou pelo aeroporto em Punta del Este, a 5h de Carmelo. Barcos e ferry-boats unem Buenos Aires-Colonia ou Buenos Aires-Montevidéu, incluindo a possibilidade de translado de carros. Muitos portos esportivos também permitem o acesso com embarcações privadas. A empresa Cacciola faz o trajeto entre Tigre e Carmelo, com pacotes que completam o trecho Buenos Aires-Montevidéu por terra.

Entre os diversos atrativos da cidade está a ponte giratória, que cruza o arroio Las Vacas, a única existente na América do Sul que o içamento é realizado por tração humana. Destacam-se também as ruínas jesuíticas da estância de Belén, conhecidas como “Calera de las Huérfanas” e a estância Narbona, o prédio mais antigo do Uruguai, que conserva sua arquitetura original. O atracadouro de iates e a extensa área de praias atraem os amantes dos esportes náuticos e praianos.

Mas Carmelo é na verdade considerada por muitos um destino romântico perfeito em qualquer estação do ano. No verão, a cidade ribeirinha ao Rio da Prata recebe turistas que se banham no sol e água do rio, ali menos barrenta. Os visitantes alugam caiaques, compram tours pela orla e andam em bicicleta pelas ruelas tranquilas. A vida noturna começa após as 22h e os restaurantes vão lotados até 01h.

No inverno se descobre a explosão de sabores dos vinhos harmonizados com queijos e carnes, o clima dos campos com a névoa da manhã e o ar misterioso e intimista do pequeno centro são um show à parte. Tours pelos vinhedos podem ser comprados nos hotéis, sendo os mais tradicionais: Narbona, Irurtia e Bernardi. Além da força viticultura, a charmosa Carmelo também produz azeites excepcionais e tem campos de gado.