Memórias da Superfície traz uma sátira ácida sobre fama, coachs e redes sociais
Espetáculo critica a cultura da influência
Enfrentando esta dura dinâmica de nossa era, o espetáculo teatral ‘Memórias da Superfície’ apresenta uma crítica ácida e dramática sobre a desumanização, comercialização e falseamento do ser que o capitalismo tardio parece impor.
Em um mundo cada vez mais atravessado pelas ilusões e urgências do século XXI, a necessidade de ser um exemplo, de influenciar e liderar, está cada vez mais disseminada: Bauman, autor e sociólogo, certa vez disse que “em uma sociedade de consumidores, transformar-se em uma mercadoria desejável é a matéria de que são feitos os sonhos e contos de fadas”.
Escrita por Luiza Conde e dirigida por Jefferson Almeida, o espetáculo pauta o conflito entre duas faces de uma mesma personagem – seu verdadeiro ser e sua fachada, cunhada para servir comercialmente nas redes sociais. Fazendo uso de uma rica estética retrofuturista e de diversos recursos tecnológicos, visuais e sonoros, a obra não se abstém de referenciar e explorar como a modernidade está propensa a criar cultos e empoderar personalidades aproveitadoras graças aos atravessamentos modernos.
A experiência é, também, interativa: antes do início de cada apresentação, alguns espectadores poderão ser selecionados aleatoriamente para receber fones de ouvido, representando os “close friends” da Fama. Esses espectadores terão uma experiência diferenciada, reforçando a temática da obra sobre a fragmentação da identidade e a influência das redes sociais.
A peça conta com um elenco de destaque, incluindo Jacyara de Carvalho e PV Israel, ambos com vasta experiência no teatro, TV e cinema. A direção musical é assinada por Rafael Lorga, a direção de arte fica a cargo de Arlete Rua e a filmografia por Lucca Valor. A iluminação, assinada por Livs, e o visagismo, realizado por Jacyara de Carvalho, complementam a experiência imersiva proposta pela obra.
Memória da Superfície
Quando: De 02 a 24 de abril; quarta e quinta, às 20h
Onde: Teatro Ziembinski (R. Urbano Duarte – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)
Ingresso: A partir de R$ 20 – venda online
