O tiro saiu pela culatra? Análise as redes sociais mostra que taxação de Trump foi mais negativa para Bolsonarismo
Em tempos que o Bolsonarismo constantemente supera os governistas nas narrativas das redes sociais, a ação que por eles era considerada a mais forte contra o governo Lula – taxação de 50% sobre os produtos brasileiros – acabou tendo uma repercussão mais negativa para a oposição.
Leia também: Como a taxação de Trump afeta seu bolso
A depender do seu alinhamento político o que aparece no seu feed nas redes sociais pode parecer diferente, mas qualquer pessoa mais curiosa observaria que, por exemplo, os trending topics era mais favoráveis ao governistas. Um exemplo é “Respeita o Brasil” ser o segundo assunto mais comentado no X, atrás apenas de “Trump”, que foi usado tanto por apoiadores quanto contrários a taxação anunciada.
Uma pesquisa feito pelo analista de dados Pedro Barciela mostra que a mobilização bolsonarista teve efeito apenas de 18% a 28% a depender da plataforma e da abordagem. Já entre 62% e 78% das ocorrências exigem reciprocidade, criticam o crime de lesa-pátria e evocam o nacionalismo como elemento em disputa contra Trump.
Ao analisa mais de 35 mil comentários sobre o tema a partir de portais de imprensa, Barciela contabilizou que 78% expressam repúdio à taxação dos produtos brasileiros e à atuação da família Bolsonaro, especialmente Eduardo Bolsonaro.
O fato do próprio Trump ter trancado comentários nas redes sociais depois de muitos brasileiros escreverem contestando a decisão mostra que, ao menos até agora, a repercussão nas redes sociais foi totalmente diferente da esperada dos bolsonaristas e trumpistas.
