Museus que abrem suas portas este ano no Reino Unido
Em toda Grã-Bretanha tem opções novas para todos os gostos
Com alguns dos centros culturais mais interessantes do mundo, o Reino Unido apresentará em 2026 novos museus ou alguns entregues depois de uma ampla reforma. Listamos abaixo as principais novidades.
Em ano de Copa do Mundo, uma das principais novidades é a reabertura do Football Museum for Wales, na cidade natal de um dos clubes de futebol profissional mais antigos do mundo: o Wrexham AFC (fundado em 1864). Integrado ao projeto Museum of Two Halves as novas galerias destacam a paixão pelo esporte e a cultura local.
Em Londres, o London Museum mudará de endereço para o histórico mercado de Smithfield, agora reformado, com exposição permanente ampliada . No vibrante bairro de Shoreditch, o aguardado Museu de Shakespeare leva os visitantes à Londres elisabetana, construído sobre as ruínas do histórico teatro Curtain Playhouse, onde Romeu e Julieta foi encenada pela primeira vez no fim do século XVI.
Ainda na capital inglesa, o museu V&A East estreia no Parque Olímpico Queen Elizabeth, reunindo história, moda e design, enquanto a National Portrait Gallery apresenta a exposição Lucian Freud: Drawing into Painting, com desenhos inéditos que revelam detalhes da obra do artista.
Na Escócia, a Experiência no Castelo de Inverness abre suas portas com tecnologia digital, telas interativas e cenários imersivos que exploram a história dos levantes jacobitas e as tradições das Terras Altas. Mais ao norte, no condado de Durham, o novo parque Kynren: The Storied Lands combina acrobacias ao vivo, performances épicas e tecnologia cênica para levar o visitante por momentos marcantes da história da Grã-Bretanha.
Já no País de Gales, o imponente Castelo de Caerphilly acaba de completar uma reforma muito aguardada. O Salão Principal foi transformado com exposições digitais interativas que contam histórias da fortificação, que é o segundo maior castelo da Grã-Bretanha.
