Feijoada do Francês estreia no Sheraton Grand Rio e abre oficialmente o Carnaval carioca

Evento acontece neste sábado, 31/01, com open bar e open food especial

Tradicional Feijoada do FrancÊs abre o Carnaval carioca
A Feijoada do Francês acontece pela primeira vez no Sheraton Grand Hotel, em São Conrado. Crédito: Divulgação

A contagem regressiva para o Carnaval do Rio de Janeiro começa oficialmente com um evento que já virou tradição no calendário da cidade: a Feijoada do Francês (R$ 350 + taxa). Em sua 16ª edição, a celebração acontece no dia 31 de janeiro, agora em novo endereço, no elegante Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, reunindo gastronomia, samba, experiências exclusivas e vista para o mar, das 14h às 20h.

Considerada a abertura extraoficial do Carnaval carioca, a Feijoada do Francês traduz o espírito do Rio como um evento diverso, animado, sofisticado e profundamente ligado à cultura do samba. Entre as grandes novidades desta edição está o Rio Samba Bus, transporte panorâmico inspirado nos ônibus parisienses. Vermelho, estiloso e confortável, o serviço funciona com saídas a cada 45 minutos, a partir das 13h, garantindo ida e volta com segurança, ideal para quem quer curtir o open bar sem preocupações com a Lei Seca.

A musa da 16ª edição é Lorena Maria, fenômeno das redes sociais e atual musa de bateria da Unidos de Padre Miguel | Foto: Divulgação

Novo cenário à beira-mar para um clássico do Carnaval

A mudança para o Sheraton Grand Rio marca um novo capítulo na história da Feijoada do Francês. Localizado em frente à Praia do Vidigal, o hotel oferece o cenário ideal para a mistura que consagrou o evento: charme, glamour, conforto e aquela informalidade elegante que só o carioca sabe entregar.

Com sistema open food e open bar, o espaço permite que os convidados aproveitem a experiência com tranquilidade, conforto e uma programação que se estende durante toda a tarde com muito samba e brasilidade.

Gastronomia assinada pelo chef Ataniel Sousa

A estrela do cardápio é, claro, a feijoada preparada com técnica, respeito à tradição e toque autoral pelo chef Ataniel Sousa. Além disso, há guarnições clássicas, pensadas para agradar tanto cariocas quanto turistas brasileiros e estrangeiros. Além da comida, o evento aposta em uma seleção especial de bebidas premium, com coquetéis exclusivos criados especialmente para a Feijoada do Francês. O open bar premium inclui Vodka Absolut, Gin Beefeater, Whisky Ballantine’s, Cachaça, Chopp e cerveja, além de sucos, refrigerantes e água.

Para melhorar ainda mais a experiência, a edição deste ano conta com uma seleção de coquetéis autorais:

  • Sobe Aê: Vodka, abacaxi, limão tahiti, redução de melão com tropical blue e espuma cítrica de gengibre
  • Samba no Pé: Whisky, redução e suco de maracujá, xarope de melancia
  • Vivendo a Vida: Gin, abacaxi, limão, redução de amarena, xarope de açúcar e espuma cítrica
  • Caipi Brasileirinho: Cachaça branca, maracujá, limão, hortelã e xarope de açúcar

Atrações Musicais

Carnaval combina com feijoada e samba, por isso a programação musical é um dos grandes destaques da edição 2026. Entre as atrações confirmadas estão:

  • Acadêmicos da Grande Rio, uma das escolas mais populares do Carnaval carioca
  • Mirante Samba Show, direto do Mirante da Rocinha
  • Grupo Corte Real do Carnaval Carioca, com sete músicos que exaltam a tradição do samba
  • Luiza Dionizio, eleita Melhor Cantora de Samba pelo Prêmio da Música Brasileira
  • DJ Jonny K, com um set especial de flashback
  • Performance especial de Desirée Cher, um dos momentos mais aguardados do evento

A musa da 16ª edição é Lorena Maria, fenômeno das redes sociais e atual musa de bateria da Unidos de Padre Miguel. Conhecida por seus vídeos de samba no pé que viralizam na internet, Lorena representa uma nova geração de sambistas que conquistam espaço pela autenticidade.

Meu caminho foi inverso. Primeiro mostrei meu samba, depois a internet foi me valorizando”, conta Lorena, que promete um look especial para a coroação como Rainha da Feijoada do Francês, em uma cena que promete parar os salões do Sheraton.

Criada por Alexis de Vaulx, a Feijoada do Francês nasceu há mais de 15 anos e se consolidou como um dos eventos mais prestigiados do pré-Carnaval do Rio. Apaixonado pela cidade e pela cultura local, Alexis transformou o amor pelo samba em um negócio afetivo, sempre ao lado do sócio Carlos Xavier.

Juntos, eles também comandam o Camarote Global Hospitality, no setor 9 da Marquês de Sapucaí, um dos mais disputados do Sambódromo, frequentado por empresários e convidados do mundo inteiro.

“O que mais importa no Rio para mim é o carioca, é a gente desta cidade”, resume Alexis, que recentemente esteve à frente do projeto Favela Gourmet, valorizando a culinária das comunidades cariocas.

Além da música e gastronomia, a Feijoada do Francês oferece salões de beleza e bem-estar, abertos durante todo o evento, à beira-mar. Os espaços atendem mulheres e homens, reforçando o clima de autocuidado e celebração que marca a experiência.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *