Brasil realiza mais de 1,8 milhão de testes de HIV em 2025

Dados são da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica

Brasil bate recorde de testagem de HIV Crédito: Pexels

O Brasil bateu recorde no número de teste de HIV realizados em 2025. Segundo Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica foram realizados 1.841.628 ao longo do ano.

Os números confirmam a importância da testagem para o diagnóstico precoce e melhor qualidade de tratamento. Dados do Boletim Epidemiológico HIV e Aids 2025, do Ministério da Saúde, mostram que o país registrou queda de 12,8% nas mortes por Aids entre 2023 e 2024.

“A ampla cobertura de testagem associada à identificação precoce e ao início oportuno do tratamento trouxe impactos relevantes na qualidade de vida das pessoas e na redução da transmissão do HIV, posicionando o Brasil como referência internacional na resposta à doença”, destaca Dr. Alex Galoro, líder do Comitê Técnico de Análises Clínicas da Abramed.

Além do tratamento, a testagem também é fundamental para viabilizar o acesso às estratégias de prevenção combinada, como a profilaxia pré-exposição (PrEP), incluindo as versões injetáveis recentemente incorporadas ao SUS. O rastreamento regular permite identificar pessoas elegíveis para a PrEP, orientar o uso adequado da medicação e monitorar a segurança clínica.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *