Moda no verão, esportes na areia exigem atenção para evitar lesões
Especialista dá dicas de como prevenir problemas com a prática esportiva
É comum especialmente no verão ver mais gente praticando esportes na areia. Beach tennis, futevôlei, vôlei são alguns exemplos de modalidades que caíram no gosto dos praticantes. Mas o solo arenoso, as altas temperaturas e os movimentos intensos exigem atenção para evitar lesões.
Praticar esportes na areia impõe uma carga significativamente maior sobre o corpo devido à resistência do solo e ao impacto constante nas articulações. Dr. Diego Faria, ortopedista do Grupo Kora Saúde, explica o que precisa ser feito para evitar problemas.
“O atrito da areia pode gerar sobrecarga nas articulações, especialmente nos joelhos, tornozelos e quadris. Para prevenir lesões articulares e musculares, é essencial realizar um aquecimento adequado, que prepare o corpo para a resistência da areia e minimize os riscos de torções, distensões e lesões ligamentares”, explica.
O especialista indica ainda a importância de um treino gradual, evitando saltos excessivos e mudanças bruscas de direção. A hidratação é outro ponto de atenção. A falta de líquidos pode aumentar o risco de câimbras musculares e fadiga precoce, além de prejudicar a recuperação após o exercício.
Além de prevenir lesões, a recuperação pós atividade física não pode ser negligenciada. “O alongamento pós-treino é fundamental para evitar lesões tardias e promover a flexibilidade muscular”, afirma o ortopedista. Ele ainda lembra que é preciso respeitar os limites do corpo.
