Benefícios e cuidados da musculação para crianças

Especialista aponta os benefícios e lista os principais cuidados da prática

Musculação para crianças
Instituições recomendam a prática para crianças e adolescentes Crédito: Divulgação

O American College of Sports Medicine e a American Academy of Pediatrics são algumas das entidades que recentemente apoiaram o hábito de incluir musculação na rotina de crianças e adolescentes. Mas ainda é preciso desmistificar preconceitos para promover o desenvolvimento físico e emocional dos jovens.

Reserva de hotel na Booking

Para o Gerente técnico da Companhia Athletica, Cacá Ferreira, os ganhos físicos são importantes: “Isso é especialmente importante para crianças e jovens envolvidos em esportes ou brincadeiras que exigem esforço físico”. Ele destaca ainda que apesar de ser vista como uma atividade individual, é comum ver adolescentes treinando em grupo. “Mais uma forma de ajudar a desconectar os adolescentes das telas, criando um ambiente de apoio mútuo e interação”, destaca.

Há ainda o aumento da autoconfiança, uma vez que a prática regular de musculação não só fortalece os músculos mas também melhora a autoestima. Estudos mostram que, o aumento da força muscular também pode reduzir o risco de morte por problemas cardiovasculares em até 30%. Além disso, adolescentes que praticam musculação apresentam uma redução significativa nas taxas de suicídio, variando de 15% a 60%.

O especialista aponta que não existe uma idade mínima rígida para iniciar a musculação. “O fundamental é que a criança ou adolescente tenha a capacidade de seguir instruções e suportar as demandas do treino, sempre sob a supervisão de um profissional qualificado”, destaca.

Veja abaixo os cuidados com a musculação para crianças:

  • Comunicação clara: o instrutor deve garantir que a criança compreenda as instruções.
     
  • Escolha de exercícios: os exercícios devem ser adaptados ao nível de coordenação e entendimento da criança, priorizando cargas leves e muitas repetições.
     
  • Ambiente motivador: criar um ambiente divertido e de apoio é vital para manter o engajamento e estimular a progressão segura.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *