Cientistas descobrem anticorpo capaz de neutralizar HIV
Descoberta porém ainda precisa passar por testes em humanos para comprovar a eficácia
Um grupo de cientistas alemãs pode ter feito uma descoberta importante que poderá mudar a forma como é feito o tratamento e prevenção do HIV. O estudo publicado na Nature mostrou que eles acharam um anticorpo que parece capaz de neutralizar todas as variantes conhecidas do vírus.
Ao analisar o sangue de 32 pessoas conhecidas como neutralizadores de elite, indivíduos que mesmo que infectados desenvolvem naturalmente anticorpos capazes de controlar o vírus, isolaram e analisaram 831 anticorpos em busca do que tem a capacidade mais alta de neutralização.
Desta forma chegaram ao 04_A06, que possui uma espécie de “braço-extra” raro que permite alcançar regiões muito conservadas da proteína gp120, peça chave usada pelo HIV para invadir células humanas. Na prática isso significa que o vírus não consegue escapar da defes deste anticorpo.
Em testes laboratoriais o anticorpo conseguiu neutralizar mais de 98% de um total de 332 tipos diferentes do vírus. Ele ainda foi eficaz contra versões do HIV que já tinham mostrado resistência a outros anticorpos.
Em experiências com camundongos, o 04_A06 eliminou completamente o vírus, mantendo a carga viral indetectável por 12 semanas seguidas. Os próximos passos são fazer testes em humanos, que pode reagir de forma diferente do que foi observado em animais. Mas simulações feitas em computadores mostraram possibilidade do anticorpo impedir mais de 90% das infecções, algo que nunca foi alcançado.
