Quatro mitos sobre o beber vinho no verão

Sommelier responde sobre os mitos mais frequentes

Sommelier responde dúvidas mais comuns Crédito: Torsten Dettlaff/Pexels

As altas temperaturas registradas em boa parte do Brasil nos últimos dias mostrou que o verão chegou com força. Muito se fala sobre beber vinho nesta estação do ano e para saber o que é mito conversamos com o sommelier Tiago Locatelli, da Decanter Vinhos.

Vinho tinto não combina com verão?

Embora brancos e rosés sejam os preferidos no calor, vinhos tintos leves também têm seu espaço. Variedades como Pinot Noir e Gamay, quando servidos frescos, combinam perfeitamente com pratos ao ar livre e podem até trazer uma sensação refrescante.

Vinho deve ser servido bem gelado no verão?

Enquanto vinhos brancos e espumantes pedem temperaturas mais baixas, vinhos tintos e alguns brancos mais encorpados não devem ser servidos excessivamente gelados. O resfriamento excessivo pode mascarar os sabores e os aromas complexos.

O calor estraga o vinho?

O calor excessivo pode prejudicar a qualidade do vinho, mas isso ocorre principalmente quando ele é armazenado de forma inadequada ou exposto a temperaturas muito altas por longos períodos.

Colocar gelo no vinho estraga o sabor?

Embora muitos digam que o gelo pode diluir o vinho e afetar seus sabores, essa prática pode ser benéfica, especialmente em vinhos brancos e rosés em climas muito quentes. 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *