O Agente Secreto é indicado ao Oscar em quatro categorias
Longa brasileiro iguala recorde de indicações de Cidade de Deus e O Beijo da Mulher Aranha
Foram anunciados nesta quinta (22) os indicados ao Oscar e o filme O Agente Secreto foi indicado em quatro categorias. A cerimônia de premiação será dia 15 de março.
O longa brasileiro disputará inclusive a principal categoria de noite – Melhor Filme – ao lado de outros nove competidores: Bugonia, F1: O Filme, Frankenstein, Hamnet: A vida antes de Hamlet, Marty Supreme, Uma batalha após a outra, Valor Sentimental, Pecadores e Sonhos de Trem.
O Agente Secreto foi indicado ainda a Melhor Filme Internacional, ao lado de Valor Sentimental, Foi apenas um acidente, A voz de Hind Rajab e Sirât; além de Melhor Elenco, onde compete com Uma batalha após a outra, Pecadores, Marty Supreme e Hamnet: A vida antes de Hamle.
Por fim, Wagner Moura disputará a estatueta de Melhor Ator por sua atuação no filme. Seus adversários são Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma batalha após a outra), Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Blue Moon).
O filme de Kleber Mendonça Filho iguala o recorde de indicações ao Oscar de outras duas produções brasileiras. Em 1986 O Beijo da Mulher Aranha concorreu nas categorias Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme e Melhor Direção; e em 2004 Cidade de Deus foi indicado em Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.
