Dia do Pão: Confira restaurantes no rio que servem pão de fabricação própria
Selecionamos 20 endereços na cidade para você se deliciar
Quem não gosta de um pão quentinho e fresco? Hoje (16) é comemorado o Dia do Pão e para celebrar a data selecionamos restaurantes no Rio que servem pão de fabricação própria. Uma garantia de frescor e qualidade.
Parte tradicional do couvert do Alloro al Miramar (Av. Atlântica, 3.668 – Copacabana), a cestinha de pães trás novidades criadas pela chef Juliana Magioli: pane carasau e grissini cacio e pepe. Também para começar a refeição, o Lilia Restaurante (Rua do Senado, 45 – Centro) aposta na foccacia de longa fermentação. No Marine (Av. Atlântica, 4240 – Copacabana) um dos destaques é o cornbread, servido com azeite brasileiro, requeijão cítrico, legumes frescos e finalizado com flor de sal de Mossoró.
O brioche do Koral (R. Barão da Torre, 446 – Ipanema) chega na mesa com manteiga de limão siciliano. Eo couvert do Térèze (R. Felício dos Santos, 15 – Santa Tereza) os pães de fermentação natural são acompanhados de tapenade de azeitonas e manteiga com flor de sal. Os pães do Signatures (R. da Passagem, 179 – Botafogo) são produzidos diariamente na escola por alunos e professores. No couvert são servidos com manteiga com flor de sal e azeite com ervas.
O alimento também ganha destaque acompanhando algumas entradinhas, como a focaccia artesanal da Cantina da Praça (R. Jangadeiros, 28 – Ipanema) que é acompanhada de stracciatella, pesto, compota de pomodorine, ragu de linguiça toscana, confit de berinjela e carpaccio recheado com rúcula. Já a Puli Trattoria (R. Marquês de São Vicente, 90 – Gávea) oferece Bruschetta de Abobrinha com creme de mascarpone e abobrinha marinada no pão focaccia.
No La Villa (R. Álvaro Ramos, 408 – Botafogo), como um bom bistrô francês, tem baguete acompanha o patê de Campagne. O pão pita do Arab (Av. Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon) é feito na hora e acompanha o Mezze Trio com Hummus, Babaganoush e Labna. As clássicas pastas coalhada seca, homus tahine ou babaganou do Amir (R. Ronald de Carvalho, 55 – Copacabana) chegam à mesa acompanhadas de uma cesta de pães com pão da casa, torrada com zaatar e o pão árabe tradicional. Já no Maguje (R. Jardim Botânico, 1003 – Jardim Botânico) o pão da casa acompanha o Steak Tartare.
Mas pães acompanham também pratos maiores. É o caso da foccacia que vem com os Polpetinnes com fonduta de queijo, molho marinara e pesto do RaizNutéla (R. Dona Zulmira, 130 – Maracanã). No Amana (R. Nóbrega 191 – Icaraí) o pão da casa, de massa de fermentação natural, é um excelente acompanhamento para degustar todos os pratos. O pane carasau, feito apenas com água e farinha, é destaque no Sult (R. Fernandes Guimarães, 77 – Botafogo) ao acompanhar a carne cruda. Já no Olivo Italian Grill (Av. Maracanã, 987 – Tijuca) o pão de fabricação própria acompanha aBerinjela gratinada com parmesão e mozzarella fior di latte.
Claro que eles também fazem parte de deliciosos sanduíches. Um exemplo é o Bagel de Salmão, recheado com salmão defumado, sour cream, abacate, cebola roxa e alcaparras do Cantô Gastrô & Lounge (Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca). Já no Balcão 201 (R. Dias Ferreira, 113 – Leblon) a schiacciata é a protagonista dos pães e pode ser encontrada, por exemplo, no sanduíche de língua, que leva também molho de parmesão, alcaparra, alice e rúcula. Na Casa Horto (Rua Pacheco Leão, 696 – Jardim Botânico) vale pedir o mini sanduiche de polvo, com lula e aioli de páprica.
Para começar bem o dia, todos os todos os pães servidos no café da manhã do Quitéria (R. Maria Quitéria, 27 – Ipanema) são de fabricação própria. Dois exemplos são o pão sourdough e pão de açaí. Os pães Pita e os brioche do Guimas Brunch&Bar (R. Marquês de São Vicente, 18 – Gávea) também são de fabricação própria. Tem também o pãozinho ciabatta do Rascal (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon), servido na mesa como cortesia.
