Dia do Pão: Confira restaurantes no rio que servem pão de fabricação própria

Selecionamos 20 endereços na cidade para você se deliciar

No couvert, entradas, pratos principais os sanduíches eles deixam tudo mais saboroso Crédito: Ivan J. Long/Pexels

Quem não gosta de um pão quentinho e fresco? Hoje (16) é comemorado o Dia do Pão e para celebrar a data selecionamos restaurantes no Rio que servem pão de fabricação própria. Uma garantia de frescor e qualidade.

Parte tradicional do couvert do Alloro al Miramar (Av. Atlântica, 3.668 – Copacabana), a cestinha de pães trás novidades criadas pela chef Juliana Magioli: pane carasau e grissini cacio e pepe. Também para começar a refeição, o Lilia Restaurante (Rua do Senado, 45 – Centro) aposta na foccacia de longa fermentação. No Marine (Av. Atlântica, 4240 – Copacabana) um dos destaques é o cornbread, servido com azeite brasileiro, requeijão cítrico, legumes frescos e finalizado com flor de sal de Mossoró.

O brioche do Koral (R. Barão da Torre, 446 – Ipanema) chega na mesa com manteiga de limão siciliano. Eo couvert do Térèze (R. Felício dos Santos, 15 – Santa Tereza) os pães de fermentação natural são acompanhados de tapenade de azeitonas e manteiga com flor de sal. Os pães do Signatures (R. da Passagem, 179 – Botafogo) são produzidos diariamente na escola por alunos e professores. No couvert são servidos com manteiga com flor de sal e azeite com ervas.

O alimento também ganha destaque acompanhando algumas entradinhas, como a focaccia artesanal da Cantina da Praça (R. Jangadeiros, 28 – Ipanema) que é acompanhada de stracciatella, pesto, compota de pomodorine, ragu de linguiça toscana, confit de berinjela e carpaccio recheado com rúcula. Já a Puli Trattoria (R. Marquês de São Vicente, 90 – Gávea) oferece Bruschetta de Abobrinha com creme de mascarpone e abobrinha marinada no pão focaccia.

No La Villa (R. Álvaro Ramos, 408 – Botafogo), como um bom bistrô francês, tem baguete acompanha o patê de Campagne. O pão pita do Arab (Av. Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon) é feito na hora e acompanha o Mezze Trio com Hummus, Babaganoush e Labna. As clássicas pastas coalhada seca, homus tahine ou babaganou do Amir (R. Ronald de Carvalho, 55 – Copacabana) chegam à mesa acompanhadas de uma cesta de pães com pão da casa, torrada com zaatar e o pão árabe tradicional. Já no Maguje (R. Jardim Botânico, 1003 – Jardim Botânico) o pão da casa acompanha o Steak Tartare.

Mas pães acompanham também pratos maiores. É o caso da foccacia que vem com os Polpetinnes com fonduta de queijo, molho marinara e pesto do RaizNutéla (R. Dona Zulmira, 130 – Maracanã). No Amana (R. Nóbrega 191 – Icaraí) o pão da casa, de massa de fermentação natural, é um excelente acompanhamento para degustar todos os pratos. O pane carasau, feito apenas com água e farinha, é destaque no Sult (R. Fernandes Guimarães, 77 – Botafogo) ao acompanhar a carne cruda. Já no Olivo Italian Grill (Av. Maracanã, 987 – Tijuca) o pão de fabricação própria acompanha aBerinjela gratinada com parmesão e mozzarella fior di latte.

Claro que eles também fazem parte de deliciosos sanduíches. Um exemplo é o Bagel de Salmão, recheado com salmão defumado, sour cream, abacate, cebola roxa e alcaparras do Cantô  Gastrô & Lounge (Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca). Já no Balcão 201 (R. Dias Ferreira, 113 – Leblon) a schiacciata é a protagonista dos pães e pode ser encontrada, por exemplo, no sanduíche de língua, que leva também molho de parmesão, alcaparra, alice e rúcula. Na Casa Horto (Rua Pacheco Leão, 696 – Jardim Botânico) vale pedir o mini sanduiche de polvo, com lula e aioli de páprica.

Para começar bem o dia, todos os todos os pães servidos no café da manhã do Quitéria (R. Maria Quitéria, 27 – Ipanema) são de fabricação própria. Dois exemplos são o pão sourdough e pão de açaí. Os pães Pita e os brioche do Guimas Brunch&Bar (R. Marquês de São Vicente, 18 – Gávea) também são de fabricação própria. Tem também o pãozinho ciabatta do Rascal (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon), servido na mesa como cortesia.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *