Dez festas de Carnaval pelo mundo

Não é só no Brasil que o Carnaval é comemorado com uma grande festa. Enquanto aqui no Brasil as comemorações envolvem desfile de escolas de samba no Rio de Janeiro, trios elétricos em Salvador e carnaval de rua em Olinda, vários países manifestam a alegria típica dessa época em festas folclóricas ou cerimônias que se tornaram populares em suas cidades. Listamos aqui alguns países que celebram o Carnaval.

O Carnaval de Veneza é o mais tradicional da Itália e muito conhecido pelo mundo, tem sua origem no final da Idade Média, quando a cidade crescia por ter se tornado um centro comercial que ligava o Oriente e o resto da Europa. A festa que começa dez dias antes da quarta-feira de cinzas, teve seu ponto alto século XVII, quando a nobreza veneziana, vestindo-se com trajes luxuosos, se “disfarçavam” com máscaras – as tradicionais máscaras venezianas – e chapéus para se misturarem ao povo nas ruas e também para ir aos bailes. Esse ano a festa começa dia 30 de janeiro e o palco principal é a Praça de São Marcos onde ocorrerão concursos de fantasia e os eventos tradicionais da cultura veneziana.

Morgenstreich é o nome dado ao Carnaval em Basel, na Suíça. A festa se dá a partir das 4h da manhã da segunda-feira após a quarta-feira de cinzas, quando todas as luzes da cidade se apagam e vários grupos no centro da cidade começam a tocar a mesma marcha em tambores e flautas. Cada membro possui lanternas presas nas máscaras que usam. Os restaurantes e bares servem os pratos típicos tradicionais dessa festividade que são tortas de cebola e queijo, além de um caldo feito de cebola e farinha. Esse ano o Morgenstreich começa às 4h da manhã do dia 15 de fevereiro e dura exatas 72 horas.

Na Bolívia, mais especificamente na cidade Oruro, considerada a capital folclórica do país. O Carnaval da cidade, que foi declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2001, reúne milhões de pessoas e segue tradições andinas e populares. A celebração esse ano acontece de 30 de janeiro a 07 de fevereiro, sendo dias 5, 6 e 7 os mais importantes. O percurso passa por diversas ruas, culminando no Santuário del Socavón, com direito a desfile de mais de 40 conjuntos folclóricos vestindo trajes coloridos com direito a música e coreografias incríveis.

Na Eslovênia, o Kurentovanje acontece esse ano de 2 a 9 de fevereiro e é marcado por uma grande variedade de tradições locais e uso de máscaras monstruosas e demoníacas, sendo o Kurent, a personagem mais popular da folia, que segundo alguns dizem, representa o Deus Baco. O maior Carnaval do país acontece na cidade de Ptuj e na capital Ljubljana muitas crianças e adultos se juntam na praça principal vestidos de Dragão Verde.

O Carnaval é o mais importante evento da Riviera francesa no inverno e a Bataille des Fleurs (Batalha das Flores) de Nice, na França, atrai todos os anos um milhão de turistas do mundo inteiro desde o século XIX. Carros alegóricos enfeitados com flores oferecem diversão às famílias e turistas na cidade. Os desfiles que acontecem em três ou quatro tardes/noites por semana esse ano acontecem a partir do dia 12 de fevereiro e termina no dia 28 de fevereiro na cerimônia de encerramento.

A Batalha das Flores também é o evento carnavalesco de Barranquilla, na Colômbia, quando carros alegóricos enfeitados com motivos que fazem referência à cultura caribenha e a principal atração – a Carruagem da Rainha – joga flores para o público. O Carnaval que passou a ser celebrado após a implementação dos costumes religiosos impostos pelos espanhóis durante a colonização, esse ano ocorre de 6 a 9 de fevereiro e contará com mais de 26 eventos ao mesmo tempo, dentre eles: La Gran Parada e o Festival de Orquestas.

Em Nova Orleans, nos Estados Unidos, a festa carnavalesca é chamada de Mardi Gras (que em português seria “terça-feira gorda) por influência dos franceses que colonizaram a região no século XVII (primeiro eveneto datado de 1699) e levaram a tradição do carnaval. A celebração começou na Louisiana e trata-se de uma festa de rua que acontece a partir da sexta-feira de Carnaval culminando na terça-feira gorda, que esse ano cai dia 9 de fevereiro. As tradicionais bandas desfilam pelas ruas da cidade acompanhadas de inúmeros foliões fantasiados usando colares de contas e máscaras nas cores típicas que são: dourado – que significa poder; verde, que significa fé; e roxo – que significa justiça. Hoje, a nudez no Carnaval de Nova Orleans é muito comum, onde mulheres mostram os seios e em troca ganham os colares dos foliões.

Mesmo no frio beirando 10 graus negativos, o Canadá celebra a data durante Québec Winter Carnival, na cidade de influência francesa. São vários eventos como paradas diurnas e noturnas, sinfonia de inverno, esculturas em neve e disputas de esportes de inverno, incluindo um boliche gigante, que acontecem de 28 de janeiro a 14 de fevereiro esse ano.

Em Notting Hill, na Inglaterra, o Carnaval é tradição desde 1966 e é considerado o maior da Europa. Esse ano acontece nos dias 28 e 29 de agosto nas ruas de W10, West London. Outro país que comemora a data em agosto é o Japão, quando o Carnaval acontece no último sábado do mês no bairro de Asakusa. O Asakusa Samba Carnival atrai mais de 500 mil visitantes e lembra muito nossos desfiles de escolas de samba. Criada em 1981, a festividade serviu para unir os laços entre Brasil e Japão e conta hoje com 20 times de músicos e dançarinos que desfilam com fantasias liderados pela rainha de bateria. A data desse ano ainda não está definida.