Conhecendo a Catedral de St Patrick, em Nova York

Maior igreja católica da cidade e sede da Arquidioceses de Nova York, a Catedral de St Patrick é um dos pontos mais visitados pelos milhares de turistas que chegam à “Big Apple”. Sua lindíssima construção em estilo neogótico chama a atenção, ainda mais sendo um oásis no estilo arquitetônico em plena selva de pedra, com os prédios altíssimo da Quinta Avenida. No coração de Manhattan, sua localização ajuda muito a impulsionar a atração na lista do que fazer em Nova York, mas sua história e beleza merecem destaque na hora de decidir visitar esse marco da cidade.

Pouca gente saber porém que essa não é a Catedral de St Patrick original. Em 1809, com um maior número de católicos na cidade, foi colocada a pedra fundamental da construção da primeira catedral na Mulbery Street. A primeira Catedral de St Patrick contudo só ficou pronta em 1815. Esse constante crescimento no número de católicos na cidade fez com quem em 1853 começasse o planejamento da construção de uma nova sede no Uptwon. Mas a ideia do Arcebispo Hughes não foi bem vista por se tratar de uma região afastada do que era o coração da cidade na época. Quem diria que anos depois a Catedral de St Patrick estaria no coração de Nova York. Cinco anos depois (1858) a pedra fundamental foi colocada na esquina da Quinta Avenida (5th Avenue) e a Rua 51 (51th Street), endereço que até hoje abriga a Catedral de St Patrick. Mas a sua construção não foi simples, já que na sequência a Guerra Civil e a necessidade de mais dinheiro interromperam a construção.

catedral-de-st-patrick

INDO PARA NOVA YORK? RESERVE AQUI A SUA HOSPEDAGEM!
Ao fazer a reserva através deste link, além de garantir a melhor opção, sem pagar nada mais por isso, você ainda ajuda a manter o Maior Viagem atualizado com dicas de turismo pelo mundo.

Em 1878, graças as contribuições de imigrantes pobres e de 103 cidadãos importantes da cidade, a obra foi retomada e no dia 25 de maio de  1879 a nova Catedral de St Patrick em Nova York teve a sua primeira missa. Mas o prédio não era como vemos hoje. Apenas dez anos depois (1889) foram anexadas torres na fachada oeste do local. E em 1908 foi entregue a Lady Chapel (Capela da Virgem Maria). Ainda, em comemoração aos 50 anos da Catedral de St Patrick, em 1927, uma grande reforma ampliou o santuário, a galeria do coro foi reconstruída, uma nova capela-mor e orgãos foram construídos, um novo batistério foi adicionado e novos pisos e bancos foram instalados.

Com tanta história, visitar a Catedral de St. Patrick em Nova York já se torna fascinante por imaginar todo esse caminho percorrido até chegar a igreja que temos hoje. A construção de uma Nova York moderna no seus arredores deixou a mesma ainda mais impactante. Mas se seu exterior é impressionante e atrai as lentes ou celulares dos turistas para um registro (lembre-se de marcar #MaiorViagem que selecionamos algumas para reposta em nossa conta do instagram), o interior da catedral revela muita coisa a descobrir e admirar.

catedral-de-st-patrick-ny

SE MANTENHA CONECTADO NA VIAGEM PARA NOVA YORK!
Use o mesmo chip internacional para este e mais destinos pelo mundo.

A começar por seus grande portões, que pesam mais de 8 toneladas. O interior com capacidade para 2 mil pessoas chama a atenção por seus belíssimos vitrais coloridos e painéis espalhados por toda igreja. Outro destaque é o altar, com um lindo quadro de Nossa Senhora de Guadalupe e a réplica de Santa Terezinha. Um busto do Papa João Paulo II, construído para homenagear a vista do pontífice (1979), e La Pietà de William O. Partridge – três vezes maior que a de Michelangelo, que fica na Basílica de São Pedro – Vaticano, também chamam a atenção. Mas impressionante mesmo são os enormes orgãos da Catedral de St Patrick, com 3.920 e 5.918 tubos.

Há um tour que pode ser feito com audioguide. A voz é de Cardeal Timothy Dolan, o Arcebispo de Nova York, e tem duração de mais ou menos 1 hora. O mesmo pode ser baixado no seu celular e funciona para plataformas iOS e Android. A entrada na igreja é gratuita e o horário de funcionamento é das 06h30 às 08h45.

Nosso editor viajou a convite da Marriott Américas, ficou hospedado no New York Marriott Marquis, teve apoio do NYCgo e usou o chip internacional Mysimtravel.