O quer ver no Monte Zion em Jerusalém

Bem ao lado da muralha da cidade antiga, facilmente acessado pelo Zion Gate, está o Monte Zion. Um local de importância histórica e onde é possível encontrar três pontos turísticos importantes: A Igreja da Dormição, o Cénaculo e o Túmulo de David. Por ser o local onde Maria morreu, onde ocorreu a Santa Ceia e por ser o local onde David construiu o seu palácio, esse monte é ponto obrigatório em uma visitada a cidade.

Como nosso hotel, o Waldorf Astoria Jerusalem, é localizado bem próximo a cidade murada fomos a pé até o Monte Zion. Aliás, essa é uma das grandes vantagens de ficar hospedado por ali, já que muitas das principais atrações de Jerusalém são facilmente alcançadas a pé. Esse é o caso do Monte Zion, e o percurso até o local ainda nos proporcionou um agradável passeio pelo parque na parte externa do muro da antiga cidade.

Segundo alguns historiadores, o chamado Túmulo de David não seria o local exato onde estaria enterrado o Rei David. Mas os judeus que visitam o local para fazer suas orações tornam a visita desse local, que de fato tem um túmulo, especial. Além disso, segundo relatos, depois de conquistar a Fortaleza de Sião, David construiu nesse local o seu palácio (conhecido como cidade de David). No final do período romano uma sinagoga foi construída onde está o Túmulo de David, provavelmente pela crença de que ele teria trazido a Arca da Aliança (objeto onde foram guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos) a até ali. Ou seja, de qualquer forma se trata de um lugar de importância histórica e religiosa.

tumulo-de-david

Vai viajar para Israel? Reserve clicando aqui a sua hospedagem e garanta o melhor preço!
Obs.: Quando você reserva um hotel por este ou qualquer link dentro do site, nós recebemos uma pequena comissão para continuar escrevendo matérias gratuitamente para você! E você paga o mesmo valor que se fizer direto pelo site do Booking.

Muito próximo do Túmulo está o Cenáculo. Localizado atrás da Casa Franciscana, esse local seria onde teria ocorrido a Santa Ceia, segundo os cristãos. Segundo arqueólogos diversos prédios teriam sido construídos sobre o local onde ocorreu a Última Ceia, mesmo assim a sala conhecida como um grande templo é reconhecida pelos religiosos onde Jesus teria feito a última ceia antes de sua crucificação. Apesar de um altar com uma escultura de árvore chamar a atenção e até enganar os turistas que muitas vezes acham ali ser o exato local, a ceia teria ocorrido na sala como um todo.

cenáculo-jerusalem

Bem ao lado se encontra o ponto turístico do Monte Zion mais fácil de ser visualizado: A Igreja da Dormição. Para o catolicismo a morte é chamada de sono ou dormição, por isso o nome da Basílica construída no local onde Maria teria morrido. A Igreja é linda, apesar de simples, mas é preciso ficar atento para descer até a cripta, por duas escadas espirais, para ver o exato local onde se acredita ocorreu a dormição de Maria. Uma espécie de túmulo com imagem da santa mostra o exato local que possui uma energia incrível para quem segue o catolicismo. Um fato curioso é que a torre da igreja teve que ser construída em separado para que sua sombra jamais chegasse ao local onde está o Túmulo de David, mostrando sinal de respeito entre as duas religiões (tão importante ser lembrado sempre).

igreja-da-dormição

Para finalizar a visita ao Monte Zion vá até o Cemitério Católico, local onde se encontra o Túmulo de Oskar Schindler. A história desse membro do partido nazista que salvou cerca de 1.200 judeus durante o Holocausto ficou conhecida com o grande sucesso do filme “A Lista de Schindler”. Oskar morreu em 1974 e deixou expressa sua vontade de ser enterrado em Jerusalém. O cemitério onde ele está enterrado fica na rua Ma’aleh Há-Salom e é marcado por um portão de ferro com uma placa que indica que ali ele está sepultado. Para achar o túmulo a dica é seguir até a grande cruz e olhar para o lado direito inferior até achar o único túmulo coberto de pedras (tradição judaica que significa que a pessoa não foi esquecida).

Túmulo-de-Oskar-Schindler

Nossa viagem para Jerusalém contou com o apoio de Mysimtravel e Hilton Hotels.