The Line Restaurante: Nos trilhos da boa gastronomia e da história

O Rio de Janeiro possui lugares espetaculares que fogem ao tradicional roteiro do turista que visita a cidade, mas que merecem ser vistos por viajantes e até mesmo moradores. Um desses lugares interessantes é o Museu Histórico Nacional, quem além de vasta coleção permanente e interessantes exposições temporárias, ainda possui um delicioso restaurante: o The Line restaurante. Um programa completo! E foi justamente esse programa que fizemos recentemente a convite, mas o post de hoje é para destacar essa agradável delícia gastronômica que conhecemos.

O The Line Restaurante é de encher os olhos e agradar o paladar. Seja por sua instalação que privilegia o espaço com pé direito alto e preservação do casarão onde está instalado, incluindo o trilho de bonde que passa no meio de seu salão, pela riqueza de detalhes e cuidado revelado já na louça e arranjos de flores sempre bonitos, ou pela forma esplendorosa como os pratos foram servidos à mesa, a experiência da degustação do restaurante foi um verdadeiro agrado aos olhares. Mas o melhor mesmo é que tudo isso foi acompanhado de pratos que deixaram o paladar ainda ou mais feliz que a visão. Uma combinação perfeita que aguçou meus sentidos e revelou que o centro do Rio tem mesmo muita coisa interessante para oferecer.

the-line-restaurante-ambiente

O bate papo antes do almoço com a simpática sócia da casa, Adriana, já dava mostra do que viria pela frente e explica o sucesso do local. O cuidado em nos receber de forma atenciosa se revela diário no atendimento aos clientes, com observação de pequenos detalhes que tornam a experiência num restaurante ainda melhor. Como o hábito de ir pessoalmente comprar flores para os arranjos da casa. Como se já não bastasse o fato do The Line estar em um prédio histórico e de beleza ímpar, saber respeitar o ambiente e ao mesmo tempo acrescentar detalhes que não brigam com a beleza do local aumenta a sensação de cuidado e se torna um bom aperitivo para o cliente do que o espera na refeição.

E logo no começo outro destaque do The Line Restaurante. O couvert abre o apetite com deliciosos pães quentinhos acompanhados de manteiga e pastas, servidos de uma forma delicada em uma tábua de madeira e uma cestinha charmosa. Pronto, é hora de mergulhar numa experiência gastronômica de encher os olhos, literalmente. Nas entradas, na degustação que fizemos, ainda provei o saboroso Caldinho de Baroa com Queijo Brie, a Mini Verrine de Caprese com Pesto de Manjericão e o Ceviche de Atum. Todas as entradas acompanham a ideia da casa de uma excelente apresentação com pratos igualmente saborosos.

the-line-restaurante-entradas

Entre os pratos principais é possível reconhecer a delicadeza da culinária francesa, como no Magret com molho de pimenta rosa e redução de balsâmico acompanhado de Mashed Potato, assim como o tempero da gastronomia nordestina, que experimentei na Muquequinha de Peixe, o sabor de uma boa massa, como o Spaghetti com Camarões, a leveza do Salmão Grelhado com Risoto Negro e molho cítirico, e o delicioso Pernil de cordeiro com hortelã acompanhado de batata gratinada e farofa panko. Uma gama de opções que agrada aos mais diferentes estilos e desejos.

the-line-restaurante-pratos-principais

Para fechar com chave de ouro, as sobremesas não ficaram atrás. Desde o caseiro doce de abóbora com coco, que vem acompanhado de leves dadinhos de tapioca, passando pela cheesecake de frutas vemelhas, até o churros com doce de leite, que para mim foi o grande destaque entre os doces. Sua massa leve e sem muita gordura casou perfeitamente como o doce de leite que estava no ponto certo, sem ser açucarado e enjoativo.

the-line-restaurante-sobremesas

The Line restaurante

Endereço: Praça Marechal Âncora, S/N – Centro

Telefone: (21) 2524-1211 / 99923-1221

Horários de Funcionamento: Segunda (12h às 16h), terça a sexta (10h às17h30), sábado e domingo (12h às 17h)