Onde comprar lembranças que são a cara de Brasília?

Viajar é uma delícia, e guardar recordações das viagens é uma forma de perpetuar aquele momento. Seja para presentear os que não puderam acompanhar ou para levar um “pedaço” consigo, é comum ao viajante sempre procurar um local onde possa comprar algo que seja diretamente ligado ao destino. Se você estiver em Brasília esse local é a Fundação Athos Bulcão.

fundação athos bulcão 2

Criada em 1992, a Fundação é uma instituição privada sem fins lucrativos, que para se manter possui uma lojinha com dezenas de objetos inspirados na obra do artista carioca que tem uma forte ligação com a cidade. Quem nunca se encantou com a parede de azulejos da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima da 308 sul? Ou não registrou o relevo admirável das paredes laterais do Teatro Nacional? São essas e outras obras na capital federal que tornaram Athos um artista com a cara de Brasília.

Na loja é possível encontrar desde livros com as principais obras de Athos, passando por chinelos e roupas, até louças que encantam pela sua exclusividade (eu mesmo comprei um conjunto de café com o tema da Igrejinha da 308 sul). Uma forma de ajudar a manter a série de ações que a Fundação desenvolve para que novas gerações possam conhecer o trabalho de Bulcão.

fundação athos bulcão 3

Quem foi Athos Bulcão?

Nascido em 1918 no Rio de Janeiro, Athos desistiu do curso de medicina para se dedica às artes visuais. Ele foi pintor, escultor, desenhista e artista e a maioria das suas obras não se encontram em galerias, mas sim em obras e prédios que podem ser admirados.

Sua ligação forte com Brasília se iniciou principalmente quando em 1957 passou a colaborar com Oscar Niemeyer no projeto de construção da cidade. Nos anos 60 estabeleceu parceria com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, cujas obras constantemente apresentam painéis de Athos Bulcão. Algumas obras do artista em Brasília são os famosos painéis de azulejo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, do Brasília Palace Hotel, do batistério da Catedral Metropolitana, do Centro Cultural Missionário da CNBB, do salão Verde do Congresso Nacional, do edifício da Petrobrás, da Escola Classe da 316, da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima da 308 sul, do Instituto Rio Branco, entre outros. Mas ele também foi responsável pelo relevo de outras atrações da cidade, como o Cine Brasília, o Teatro Nacional, do Jardim de Infância da 308 sul, Manhattan Plaza Hotel, do Memorial JK, entre outros. Para conhecer mais sobre as obras do artista, visite a galeria virtual do site da fundação.

Athos morreu aos 90 anos em decorrência de complicações do Mal de Parkinson, mas seu legado artístico permanecerá para sempre com suas marcantes obras em Brasília e outras cidades no Brasil e no Mundo.

Fundação Athos Bulcão

CLS 404, Bloco D, Loja 1

Asa Sul – Brasília (DF)

Tel.: (61) 3322 7801