Japan House: o novo centro cultural da Avenida Paulista

São Paulo abriga a maior colônia japonesa do mundo, por isso nada mais justo que a cidade receber a primeira Japan House. O centro cultural, que no Brasil escolheu a famosa Avenida Paulista para se instalar, tem previsão de inauguração em breve em Londres e Los Angeles. Por isso, os brasileiros têm a oportunidade de ver primeiro o espaço que celebra a cultura, a gastronomia, o design, a literatura, a tecnologia e os negócios do Japão contemporâneo. Fui recentemente conhecer a Japan House e achei o passeio bem interessante.

A começar que esse centro cultural tão completo tem entrada gratuita, ou seja, mais um motivo para que moradores e turistas coloquem a visita a Japan House em seu roteiro. Também é preciso destacar que as exposições são temporárias, o que torna esse novo ponto cultural de São Paulo um local para ser revisitado sempre. O espaço é bem eclético e agrada a diferentes públicos, desde os interessados nas exposições, passando pelos frequentadores dos workshops, aos consumistas das lojas pop-up, até quem aprecia a gastronomia japonesa. Um projeto do governo japonês, a Japan House tem o objetivo de atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo, oferecendo uma tradução do país moderno, sem esquecer de suas raízes e tradições.

O prédio já chama a atenção e quem passa na Avenida Paulista, com o projeto super moderno e clean do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma. Não é difícil encontrar pessoas fazendo cliques na parte externa e na interna, utilizando o belíssimo projeto como cenário de fundo (claro que também fiz as minhas fotos). Mas quem entrar, e acho um pecado passar em frente sem conhecer o interior da Japan House, irá se surpreender ainda mais com tudo que é apresentado. Uma verdadeira imersão na cultura japonesa.

japan-house-fotos

Como estive recentemente na Japan House (30/07), estavam em cartaz duas exposições. Até o dia 10 de setembro, o primeiro piso recebe a exposição Kengo Kuma – Eterno Efêmero, que mostra o trabalho desse arquiteto inventivo. Uma espécie de exposição dentro da obra de arte, que mostra diversos trabalhos mundo afora, como o futuro Estádio Olímpico de Tóquio para as Olimpíadas de 2020. Três obras ganham destaque: O Fuan é uma casa de chá feita a partir de um enorme balão flutuante, coberto por um tecido extremamente leve, que de acordo com a lenda japonesa está presente na túnica celestial de um anjo. O Tsumiki é um conjunto de peças de madeira que se encaixam como um brinquedo de montar. Já o Cobogó Pavilion é uma escultura permanente inspirada no cobogó brasileiro, elemento construtivo vazado criado no Recife nos anos 30. Já a mostra SUBTLE – sutilezas em papel, que também fica na Japan House até 10 de setembro, é remontagem de uma mostra exibida na emblemática feira Takeo Paper Show, evento dedicado ao universo do papel que ocorre no Japão, desde 1965.  A mostra tem a marca do minimalismo japonês e nos convida a observar de forma detalha cada item, revelando verdadeiras mini obras de arte de forma surpreendente.

japan-house-exposições

As lojinhas e parte gastronômica também merecem destaque, já que oferecem ao visitante a oportunidade de degustar a culinária japonesa ou levar produtos típicos do país. Não conheci o restaurante, mas certamente é um ótimo motivo para retornar a Japan House, mas as duas lojas me chamaram a atenção pela qualidade e variedade de seus produtos.

Related Posts

11 Comentários

  1. Carlos Gomes

    Excelente dica para quem está visitando a cidade da garoa. Na próxima ida a sampa, tenho que conhecer!!! Parabéns pelo super post!

    1. Otavio Furtado

      Vale a pena conhecer mesmo Carlos!

  2. Cris Stilben

    Carambaaa! Super dica, com certeza quando for a cidade irei visitar!
    Adoro essa troca de cultura e parece estar de altíssima qualidade.
    Beijos!

  3. Sy

    Excelente noticia! A cultura japonesa é muito interessante. Com certeza vai ser um sucesso ,ainda mais sendo um passeio gratuito.

    1. Otavio Furtado

      Exatamente, um centro cultural de alta qualidade, com exposições super interessantes e ainda por cima gratuito!

  4. MARCIO VITAL VALENÇA

    Que local maravilhoso! Já tinha visto na televisão. Achei super bacana a ideia. Sabe dizer se é permanente?

    1. Otavio Furtado

      Sim, o centro cultural é fixo. As exposições que mudam sempre, mas até agora só teve mostras bem interessantes. Tomara que continue assim!

  5. Lily Pestana

    Que beleza, hein? Chegou antes no Brasil! Estamos chiques. Muito bom ter entrada gratuita…isso é um grande incentivo à cultura! Quando eu voltar à Sampa, colocarei lá lista!
    Beijinhos
    Lily Pestana

    1. Otavio Furtado

      Você vai adorar com certeza, um super programa para fazer em São Paulo. Arte, cultura e gastronomia, tudo em um único lugar!

  6. Cristina

    Muito legal esse multiculturalismo de São Paulo! Ainda não conheço a Japan House, mas já anotei a dica para a próxima vez em eu que for à cidade. Top!

    1. Otavio Furtado

      Vale a pena mesmo deixar anotado. Tenho certeza que você irá adorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *