Onde será a CasaCor Minas Gerais 2025

Prédio histórico receberá a 30ª edição do evento

Edifício histórico receberá edição 2025 da mostra Crédito: Divulgação

Celebrando a sua 30ª edição, a CasaCor Minas Gerais acontecerá, entre 15 de agosto e 05 de outubro, no edifício-sede da PUC Minas Lourdes. Construído originalmente para abrigar o Instituto Metodista Izabela Hendrix o prédio foi inaugurado em 1941.

Projetado em 1938 pelo arquiteto italiano Raffaello Berti, autor de mais de 200 obras na cidade, o edifício também foi a sede da faculdade de arquitetura e urbanismo do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Adquirido no final de 2023 pela PUC Minas, o imóvel tombado é a sede da PUC Lourdes, abrigando os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

No projeto de Berti, é possível perceber uma influência discreta de traços modernistas, com predominância do estilo Art Decó. A construção se destaca pela precisão das formas e também por ter incluído algumas experimentações estéticas na época, como as janelas altas e estreitas, que formam um desenho bastante característico de sua fachada. A planta é simétrica e funcional e a circulação conduz a um pátio externo de onde é possível contemplar a edificação. A fachada em pó de pedra, outra característica bastante marcante da época, é também uma assinatura do arquiteto.

“Entre as novidades desta edição, vamos transformar os generosos corredores do prédio — com mais de 50 metros de comprimento e 3 metros de largura — em verdadeiras galerias de arte, com exposições e intervenções de design gráfico. Teremos mais de 45 espaços decorados e uma linda área de jardins, que convida o público à permanência, ao encontro, à realização de eventos e à contemplação de todo o contexto urbano e histórico que envolve essa edição tão marcante da mostra”, destaca o diretor da mostra Eduardo Faleiro.

Neste ano comemorativo, a mostra irá apresentar ambientes, assinados por experientes profissionais do estado, como Alexandre Rousset, Ana Bahia, Ana Paula Paolinelli, Beth Nejm, Cris Capanema, Dunia Zaidan, Flávia Roscoe, Graziella Nicolai, Gislene Lopes, Janaina Araújo, Joana Hardy, Manuela Senna, Sérgio Vianna, Paulo Campos, Pedro Lázaro, Mario Caetano, Sarah Floresta, entre outros.

Somando ao time de veteranos, esta edição recebe uma série de estreantes, reafirmando o compromisso da mostra de revelar novos talentos ao mercado. Entre os profissionais que fazem o debut no evento, estão: Ana Luiza Almeida, Bruna de Sá, Camila Medrado, Carolina Galantine, Chico Casarões, David Jabel, Djalma Ugoline, Izabella Stambassi, Josy Chaves, Larissa Mendes, Letícia Lopes e Marcela Castro Alves, Mariana Queiroz, Patrícia Naves, Rafaela Mertens Rennó e Silvana Mertens Rennó.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *