Conheça a capital mundial dos ursos polares

Você sabe qual é a capital mundial dos ursos polares? Essa cidade é Churchill, no Canadá e recebe esse título porque é muito provável que você consiga avistar ursos polares durante o inverno. Além dos ursos, é possível observar baleias beluga e as elevadas Luzes do Norte nos meses mais quentes.

Fincada na costa rochosa da Baía de Hudson, Churchill revela seu charme subártico com uma variedade de flores roxas silvestres e a oportunidade de deslizar velozmente em um trenó. Com uma população de 900 habitantes, a cidade recebe mais turistas entre os meses de julho a novembro, época um pouco mais quente, mas ainda frio para os nossos padrões tropicais, já que a temperatura média no verão (julho e agosto) chega a 12°C. Esta é a época ideal para mergulhar e nada com as belugas.

O clima subártico é sinônimo de invernos longos e muito gelados, de outubro a maio, onde a temperatura permanece abaixo de zero. Janeiro é o mês mais frio, com temperatura média diária na casa dos -26°C. À noite, é bem comum a temperatura chegar a -30 °C. Predomina o vento norte vindo do polo norte, que aumenta a sensação de frio. A melhor época para avistar ursos polares é em outubro e novembro e o Parque Nacional de Wapusk é a localização dos mais famosos refúgios de maternidade de ursos polares do mundo. Durante o inverno, também é possível fazer um passeio de trenó puxado por cães oferecido por diversas empresas.

Outras atrações da cidade compreendem o Museu Esquimó de Churchill, onde é possível ver de perto mais de 1.000 obras de arte inuíte que datam dos anos 1930; tocar nas paredes de 11 metros de espessura de 300 anos do Forte Príncipe de Gales, onde começou o conflito entre franceses e ingleses durante a época do comércio de peles e pelo controle da Baía de Hudson. Aliás, o entreposto de peles construído em madeira em 1832 no permafrost ainda está de pé no Sítio Histórico Nacional de York Factory do Canadá. Por quase 300 anos, esse porto foi o destino mais importante do comércio de peles.

Ficou interessando em conhecer essa cidade canadense? Então reserve seu hotel em Churchill e ajude o Maior Viagem a se manter no ar com mais dicas como essa, sem pagar mais nada por isso