Cervejas artesanais na Patagônia chilena
Não faltam motivos para a Reserva Biológica Huilo Huilo, no Chile (860km ao sul de Santiago), ser considerada um lugar único no mapa. Não bastassem os hotéis exóticos, os passeios por trilhas com as vistas mais deslumbrantes, o spa com dezenas de tratamentos e toda a magia do local, a gastronomia da Reserva também é um grande atrativo para quem pretende conhecer essa região da Patagônia Chilena.
Além dos três restaurantes de Huilo Huilo (Nothofagus, Club House Nawel e Mesón del Jabali), uma das grandes atrações para os hóspedes é a Cervejaria Petermann, que oferece quatro opções de cervejas artesanais, muito bem harmonizadas com os petiscos e comidas leves servidos no local.
A 200 metros da entrada principal da recepção de Huilo Huilo, a Cervejaria Petermann tem cardápio variado. Serve pizzas, lanches, bebidas, aperitivos e, claro, abriga uma fábrica de cervejas artesanais, pela qual é possível fazer um tour e degustar os quatro rótulos produzidos pelo lugar. Da mais clara para a mais escura – e de menor para maior graduação alcóolica – os nomes das saborosas cervejas artesanais são: Pozo de Oro, Pilmaiquén, Arrayanes e Piedras Negras. A produção média mensal é de 13 mil litros de cerveja. Vale a pena degustar todas para conseguir escolher a favorita!
Entre os pratos servidos na Cervejaria estão saladas e tábuas de frios, como queijos e presuntos artesanais. Entre os sabores de pizzas, além dos mais tradicionais para o paladar brasileiro, uma das mais pedidas é a Chucao, com queijo, champignon e crispy de presunto de cervo.