Croa do Goré e Ilha dos Namorados: para relaxar e curtir o visual em Aracaju

Na viagem que o Maior Viagem fez a convite da SEMICT para conhecer Aracaju pudemos conhecer diversos lugares da capital sergipana que são perfeitos para quem procura descansar e curtir um visual lindíssimo. Mas o passeio de catamarã que sai do bairro Mosqueiro em direção a Groa do Goré e a Ilha dos Namorados é um dos mais especiais. E para finalizar ainda vale curtir o lindo pôr-do-sol.

Existem barcos pequenos que te levam e buscam na Croa do Goré. Mas recomendo o passeio que é feito pelo Catamarã Croa do Goré que dura 5 horas (R$ 60), com saída todos os dias às 09h, e oferece toda a infraestrutura necessária. No barco existe chuveiro de água doce, banheiro, bar e cozinha. Me chamou a atenção também a acessibilidade para deficiente, incluindo uma cadeira anfíbia para banho de cadeirantes nas paradas. Ao todo o barco faz duas paradas, uma na Croa do Coré e outra, exclusiva da empresa, na Ilha dos Namorados.

catamarã croa do goré

A Croa do Coré é um banco de areia com barracas rústicas de sapê localizado no rio Vaza-Barris. O nome curioso do rio se dá ao fato de que naquele local houve um encalhe de um barco que despejou barris para aliviar o peso e conseguir desencalhar. Já o nome do banco de areia é graças aos crustáceos pequenos que são pegos juntos com os caranguejos nos manguezais que margeiam o rio. Ali se pode aproveitar as águas do rio para se refrescar enquanto come algum aperitivo servido no local ou se aventurar em passeios de caiaque, stand up paddle e jet ski. Uma parada super agradável que apenas inicia o passeio.

croa do goré

Mas o melhor ainda está por vir. A Ilha dos Namorados – que recebe esse nome pela lenda de que um casal de namorados parou ali e ficou ilhado porque a maré cheia levou seu barco, até que foram resgatados horas depois por pescadores – é um paraíso no encontro do rio com o mar. As areias brancas, a calmaria das águas do rio do lado e o oceano do outro fazem desse lugar um dos mais especiais da viagem. Além da beleza incrível que por si só já valeria o passeio, o local ainda oferece infraestrutura de bar com comida e bebida, além de redes imersas na água para quem quiser relaxar. Impossível não querer voltar nesse paraíso!

ilha dos namorados

O retorno deixa com gostinho de quero mais, por isso vale aproveitar o dia e finalizar com chave de ouro na Orla do Pôr do Sol. Para quem gosta de esportes pode ser uma ótima ideia curtir o visual do local fazendo stand up paddle num dos sunsets mais lindos que já presenciei – indico a Laje do Titio Supamigos que tem inclusive um trabalho de conscientização ecológica com limpeza do rio. Ou opte em ir para a pracinha onde acontece o Projeto Orla Pôr do Sol e curta esse espetáculo da natureza com apresentação de música ao vivo dentro de um barco. Ainda é possível conhecer a cultura sergipana com a feirinha de artesanato local que acontece por ali e com apresentações de quadrilhas de festa junina.

projeto orla pôr do sol

Seu dia assim estará completo e certamente inesquecível. Afinal, nada melhor do que curtir tudo que Aracaju tem de melhor: beleza, natureza, visual, comidas típicas, música e dança.