Veja os cuidados com o Coronavírus na sua viagem

O mundo está de alerta com o Coronavíus. Apesar da maioria dos casos terem acontecido na cidade de Wuhan, no leste da China, países como Taiwan, Japão, Tailândia, Coréia do Sul, Nepal e Estados Unidos já confirmaram pacientes infectados com a doença. A chegada do Ano Novo Chinês e o grande fluxo de pessoas pelo mundo acenderam o alerta das autoridades de saúde e turismo.

A grande preocupação é evitar uma epidemia global, já que o Coronavírus é transmissível de pessoa pra pessoa, através de contato respiratório ou de mucosa. Por ser uma nova versão da doença, as autoridades se mostram preocupadas pela letalidade e falta de medicamento para prevenir a doença. Contudo, a Organização Mundial de Saúde diz que ainda é cedo para declarar emergência mundial.

VAI VIAJAR? RESERVE AQUI A SUA HOSPEDAGEM!
Ao fazer a reserva através deste link, sem pagar nada mais por isso, você garante a melhor opção e ainda ajuda a manter o Maior Viagem gratuito.

Mas, como muita gente com viagem marcada para os próximos dias, as dúvidas sobre os cuidados com o Coronavirus estão sendo cada vez mais frequentes. Por isso, conversamos com Raphael Rangel, professor e coordenador do curso de Biomedicina do IBMR, para explicar quais cuidados você deve ter se estiver com viagem marcada.

Primeiro é preciso explicar que os cuidados são básicos de higiene comuns a quadros gripais, como lavar as mãos e usar álcool em gel, não levar a mão aos olhos e à boca sem lavá-la, tomar cuidado com as secreções respiratórias, quando tossir levar o antebraço à boca para reter as gotículas e depois lavar bem as mãos. Pode até mesmo adotar o uso de máscaras.

Contudo vale lembrar que fora do continente asiático apenas os Estados Unidos registrou dois casos, de pessoas que chegaram da região onde foram registrados os primeiros casos. Mas o período de encubação é de 2 a 14 dias e por isso ainda podem surgir casos novos. Especialistas alertam que não há porque cancelar viagens internacionais, tendo que evitar apenas a região de Wuhan, que fica a 840km de Xangai. Aliás a cidade está isolada.

Para quem estiver indo pra China os cuidados com o Coronavírus devem ser maior. Os festejos tradicionais do Ano Novo Chinês foram cancelados para evitar grandes aglomerações, que aumenta o risco de contaminação. Mesmo assim, por enquanto não há nenhuma indicação de qualquer país para que seus cidadãos não viagem para o país. Mas, vale ressaltar que se a viagem não for urgente, talvez seja melhor adiar.

No Brasil não há nenhum caso confirmado da doença. Mas, Raphael acredita que o governo brasileiro já deveria estar tomando algumas medidas como criar zonas exclusivas de desembarque para passageiros vindos da China passar os passageiros por uma avaliação clínica para identificação de sintomas compatíveis com a infecção viral. Por enquanto o Brasil não tomou oficialmente nenhuma medida de cuidado com o Coronavírus em seus portos e aeroportos.