São Petersburgo comemora 313 anos

Hoje a cidade de São Petersburgo na Rússia está em comemoração de seu 313º aniversário. Como os russos vão celebrar o dia da segunda maior cidade do país, ainda é uma incógnita, mas algumas tradições são sempre repetidas. A cidade foi capital imperial da Rússia até o governo ser centralizado em Moscou, em 1918.

Neste dia, em 1703, próximo ao estuário da ilha de Hare, Pedro o Grande colocou a primeira pedra na base da fortaleza Pedro e Paulo, dando início à construção da cidade. Esta primeira construção permanece no mesmo local, ainda é o símbolo principal da cidade e é exatamente ali, no coração da capital do Norte que os principais eventos de celebração do dia da cidade geralmente acontecem.

A programação varia a cada ano e satisfaz todos os cidadãos e turistas que ali se encontram. Normalmente, diferentes tipos de eventos duram um fim de semana inteiro antes ou depois do dia 27 de maio, para que todos possam ter a possibilidade de participar da celebração do aniversário da capital do Norte.

Deixar flores na frente do monumento a Pedro I (Pedro o Grande) na Praça do Senado (Senate Square), o famoso Cavaleiro de Bronze, é uma tradição no dia 27 de maio. Um palco é montado na Praça do Palácio (Palace Square), onde shows são realizado por celebridades para todos os cidadãos e convidados, gratuitamente. Um monte de exposições, paradas, visitas guiadas, flashmobs são realizadas por todos os bairros da cidade. Para completar, um grande show de fogos de artifício finaliza todas as festividades.

O dia da cidade de São Petersburgo é celebrado desde 1986 quando a tradição foi introduzida pelo então Secretário do Comitê da Cidade de Moscou, Boris Yeltsin.