Complexo em Hamburgo abrigará sala de concertos

A cidade de Hamburgo, na Alemanha, se prepara para ganhar mais um cartão postal. Em janeiro de 2017 será inaugurado o complexo cultural Elbphilharmonie Hamburgo, que irá abrigar uma das salas de concertos mais bonitas da Europa. Às margens do Rio Elba, o prédio se assemelha a um dos gigantescos navios que navegam diariamente pelas águas geladas do Mar do Norte e foi erguido sobre um armazém histórico.

Apoiado por 1.700 estacas de concreto armado, com faixada de vidro, abriga três salas de concerto, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de visualização pública com vista de 360°. O destaque do projeto é a sala principal de concertos, a Grand Hall, isolada do resto do edifício por razões de sonorização. Situada a uma altura de 50 metros acima do nível do solo e em uma localização privilegiada no histórico porto de Hamburgo.

Após a inauguração, prevista para 11 de janeiro, o espaço receberá durante três semanas as 15 melhores orquestras do mundo. Entre elas, Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena. Ainda em janeiro, dia 24, o violoncelista Yo-Yo Ma se apresentará ao lado da pianista Kathryn Stott. No repertório, sonatas de Bach, Shostakovich e Debussy. Ao todo, a sala de concertos irá acolher mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2017.