Embaixada de Pernambuco: Dois museus exaltam carnaval pernambucano
O carnaval em Pernambuco é um dos mais famosos do Brasil. Quem nunca ouviu falar do Galo da Madrugada de Recife ou dos Bonecos Gigantes de Olinda? Todo ano milhares de turistas chegam a capital pernambucana para curtir a festa que acontece nos dois municípios vizinhos. Por isso, mesmo fora da época, o interesse pelo carnaval de Pernambuco é grande. Quem visita Recife pode conhecer um pouco mais na Embaixada de Pernambuco, que agora se divide em dois prédios (bem próximos) que destacam os Bonecos Gigantes de Olinda e todas as formas de manifestação cultural do carnaval pernambucano.
O espaço mais antigo, e mais famoso, é a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda. Tradição nas ladeiras de Olinda durante o Carnaval, desde 1932, os bonecos gigantes animam e carregam os foliões atrás numa verdadeira festa ao ar livre. O caráter democrático do carnaval de rua, sem cobrança para curtir, também se reflete nos bonecos que ganham rosto de pessoas e personagens famosos. Uma tradição que ao mesmo tempo sempre se renova, com a expectativa a cada carnaval de quem serão os próximos “novatos”. Na Embaixada dos Bonecos Gigantes é possível ver de perto alguns desses bonecos, conhecer um pouco mais sobre a história dessa manifestação cultural e saber como são feitos. Os bonecos expostos variam sempre, com isso cada vez que você for a Recife será uma oportunidade diferente de conhecer novos bonecos.
Já a Embaixada de Pernambuco, que antes também dava nome a dos Bonecos Gigantes, agora é um novo espaço dedicado as diversas formas de comemorar o carnaval no Estado. Através de uma exposição de bonecos vestidos a caráter, e de um vídeo ilustrativo, é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura do carnaval pernambucano. É interessante notar que não só dos Bonecos Gigantes de Olinda, do Galo da Madrugada ou das festas no Recife Antigo é feito o carnaval por lá. Outras tradições, algumas que também passam por Recife e outras do interior, são mostradas e explicadas. Ainda há a possibilidade de assistir uma exibição de frevo, o ritmo que comanda a festa em Pernambuco.
Os dois prédios são bem próximos e por isso podem ser visitados no mesmo dia. Além disso, a localização bem no centro da cidade, ao lado do Marco Zero, garante um dia inteiro recheado de oportunidades de turismo nas redondezas. Difícil será conseguir ver tudo que a região oferece em um único dia. Mas não deixe de visitar esses dois museus do carnaval pernambucano e conhecer um pouco mais a respeito. Quem sabe irá te inspirar a retornar a cidade no período carnavalesco da próxima vez.
Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda
Rua do Bom Jesus, 183 – Bairro do Recife
Tel.: (81) 3441 5102
Horário de Funcionamento: Todos os dias (08h às 18h)
Embaixada de Pernambuco
Rua do Apolo, 234 – Bairro do Recife
Tel.: (81) 3224 5802
Horário de Funcionamento: Todos os dias (08h às 17h30)