Excesso de peso nos treinos podem causar lesões na coluna
Além do sobrepeso, postura incorreta também pode causar problemas

O brasileiro está fazendo mais atividade física. Dados do Ministério da Saúde revelam que a frequência de adultos que praticavam ao menos 150 minutos de atividade física moderada por semana subiu de 30,3% para 40,6% em menos de 15 anos. Mas é preciso ficar atento para que a busca por saúde acabe levando a lesão.
Durante o treino a atenção a postura deve ser redobrada. “Mesmo sem sentir dor no momento, a execução errada de um exercício pode comprometer a coluna a longo prazo”, explica o ortopedista Dr. André Evaristo Marcondes.
A lombar é a região mais afetada, pois suporta grande parte do peso corporal. O exercício mal executado ou o excesso de peso pode levar a dor lombar. A coluna cervical também sofre impactos e há ainda risco de lesões musculares.
“Antes de iniciar qualquer atividade física, é essencial fazer uma avaliação profissional. Mesmo com o suporte da tecnologia, contar com um especialista evita problemas futuros. O que funciona para uma pessoa pode não ser ideal para outra”, explica o especialista.