Observadores de pássaro se encontram em Paraty
Contemplar a natureza, se encantar com a paisagem e observas a beleza nos pequenos detalhes é comum a muitos turistas. Mas, alguns rodam o mundo com o objetivo a beleza e o canto das diferentes aves. Tal hábito é comum em vários países como Inglaterra, Estados Unidos e Japão, e vem ganhando mais adeptos no Brasil. Tanto que pela segunda vez a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe entre os dias 15 e 17 de setembro o IV Festival Aves de Paraty.
A cidade fluminense é perfeita para isso, já que é cercada pela Mata Atlântica, e conhecida por abrigar diversos tipos de aves. No Brasil existem mais de 2 mil espécies. Esse ano o encontro acontece em parceria com o encontro de fotógrafos Paraty em Foco. Além disso, o festival terá atividades educativas para crianças e jovens ao ar livre, passarinhadas guiadas, exposição de fotos, oficinas e rodas de conversa.
A Fazenda Bananal, da Pousada Literária, é um dos palcos do festival. Lá funciona o Observatório de Ave, um centro de estudos que tem entre seus objetivos realizar o inventário das espécies que vivem na região e estudá-las a longo prazo. O Observatório de Aves da Fazenda Bananal é um dos primeiros criados no Brasil e busca produzir conhecimento que ajude na conservação das aves da Mata Atlântica.