Festival Música em Trancoso acontece em março de 2017

Pelo sexto ano a cidade de Trancoso, no sul da Bahia, receberá por oito dias (18 a 25/03) artistas nacionais e internacionais para mais uma edição do Festival Música em Trancoso. Com início das vendas online de ingressos hoje, o festival anunciou a programação para a edição de 2017. O Teatro L’Occitane recebe o público para os shows em duas plateias, uma coberta e outra ao ar livre, com mais de mil lugares cada; além de atividades culturais e socioeducativas.

Abrindo o Festival Música em Trancoso 2017, a Noite Russa (18/03) apresenta o barítono Alexander Kasyanov e a mezzo-soprano Svetlana Shilova, integrantes do Bolshoi, acompanhados pela Orquestra Jovem Mozarteum, que fará sua estreia, regida pelo renomado maestro brasileiro Carlos Moreno. Outros destaques da noite são o Terem Quartet, com instrumentos tipicamente russos, como balalaicas e bayan, e o Coro Acadêmico Yurlov da Russia, um dos principais conjuntos musicais da Rússia.

Na noite seguinte (19/03), na Noite Sinfônica, a Orquestra Jovem Mozarteum retorna ao palco do Teatro L’Occitane, dessa vez sob a batuta do maestro francês Benoît Fromanger, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Bucareste. Solistas de peso integrarão a orquestra: Oscar Bohórquez, violinista da Filarmônica de Londres; Leonard Elschenbroich, violoncelista da Sociedade Filarmônica de Bremen; Thomas Neuberth, trompetista da Sociedade de Orquestra e Coral Freiburg/Berlim; Pablo Rossi, jovem pianista brasileiro ganhador do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros; e mais dois integrantes da Filarmônica de Berlim, o flautista Mathieu Dufour, e o oboísta Andreas Wittmann.

O grupo suíço Gershwin Piano Quartet se apresenta com uma formação rara: quatro pianistas tocando quatro pianos de cauda simultaneamente, na noite de 20/03. Na noite seguinte (21/03), o jazz se mantém em cena com outro quarteto de igual prestígio internacional, o The Oscar Peterswon Quartet, composto por músicos apontados como os melhores do mundo no gênero. Finalizando a terceira noite seguida de jazz, no dia 22/03 será a vez do show do cantor Al Jarreau.

A noite de Música de Câmara (23/3) será uma oportunidade para o público do Teatro L’Occitane conhecer e aplaudir o talento dos alunos selecionados das masterclasses, aulas gratuitas que acontecem durante toda a semana do festival, que terão o privilégio de ficar lado a lado de músicos profissionais de primeira linha, como Lorenz Nasturica, violinista e diretor da Orquestra de Câmara da Filarmônica de Munique; Elena Serova, que tocará um cembalo e a dupla da Filarmônica de Berlim, o flautista Mathieu Dafour e o oboísta Andreas Wittmann.

Na noite de Música de Filmes e Musicais (24/03), solistas de canto e violino de sucesso internacional se apresentam com orquestra, o Coral Lírico de Minas Gerais, o Coro Acadêmico Yurlov da Rússia e regência do maestro alemão Wolfgang Roese. Para a despedida da 6ª edição do Música em Trancoso, a Noite Italiana (25/3) traz o melhor da música clássica italiana, com suas óperas interpretadas pelas sopranos Julia Thornton e a brasileiro-cubana Angelica de la Riva, o trompetista Thomas Neuberth e a jovem talento brasileira Camila Rabelo.