Hospedando-se em castelos na Provence

Já pensou em ficar hospedado em um castelo? E se essa opção for na charmosa região da Provence na França? Fique sabendo que isso é possível. Listamos aqui três castelos históricos que já foram ocupados por lendárias personalidades como Marquês de Sade e Diane de Poitiers e que hoje se tornaram belíssimos hotéis. 

Château de Mazan

W_terrasse_chambre-600x400Datado do século XVIII, foi o local de nascimento do pai e tio do Marquês de Sade. Donatien de Sade passou a maior parte de sua vida em Paris, mas ficou no castelo em muitas ocasiões, quando organizara festas memoráveis incluindo o que viria a se tornar o primeiro festival de teatro na França em 1772.

O castelo foi danificado durante a Revolução Francesa, mas permaneceu na família até 1850. Tornou-se então uma residência privada, em seguida, uma escola católica, e posteriormente uma casa de repouso para idosos. Finalmente, a família Lhermie comprou e reformou para convertê-lo em um hotel encantador, conservando características históricas.

Existem 25 quartos ao longo do castelo, uma capela, e mais cinco em uma casa do século XVII em frente. Alguns têm varanda enfeitada com flores ou jardim privado, outros têm banhos turcos ou uma cobertura com uma bela vista da aldeia. Os visitantes adoram o belo cenário, o serviço de alta qualidade, incluindo o do restaurante e o atencioso cuidado pelo proprietário, Frédéric.

Château de Massillan

MassillanEsta bela propriedade próxima a Orange e Avignon, em um terreno de 9 hectares foi provavelmente utilizada como pavilhão de caça para Diane de Poitiers (amante de Henrique II). Gerações da família Massillan cuidaram muito bem da propriedade ao longo dos séculos XVII e XVIII que recentemente foi transformada em um hotel encantador com um restaurante com produtos da horta orgânica para refeições refinadas. O novo proprietário adotou uma abordagem envolvendo feng shui e geobiologia – uma dimensão favorável ao meio ambiente e à biodiversidade – ao reformar o lugar.

Os estábulos foram convertidos em sete quartos que se abrem para um cenário natural, conhecido como o Trianon du Soleil. Enfeitada com móveis de design e decoração, com cores claras e materiais de alta qualidade, o lugar irradia serenidade eco-friendly. Há outros 13 quartos e suites de luxo no castelo real. Eles foram todos decorados individualmente, usando uma combinação de mobiliário moderno e antigo, e elementos especialmente criados para o lugar, como lavatórios enormes esculpidos em pedra.

Château La Roque

Com vista da aldeia de Roque-sur-Pernes, que proporciona um panorama esplêndido, o prédio romanesco do século XI é bastante impressionante. Foi totalmente renovado em 2004, depois de mudar de donos várias vezes, tendo como antigos proprietários os condes de Toulouse e os papas de Avignon. As torres foram destruídas no século XIII, no entanto, as paredes exteriores e o edifício principal que abrigou soldados foram bem preservados.

Piscine-au-pied-de-la-falaise-600x400Os atuais proprietários Chantal e Jean transformaram-no em um bed & breakfast de luxo. Cada quarto é único, com o seu próprio significado histórico. Os nomes são altamente sugestivos, como: “Le Poste de guet” (posto de vigia), que na verdade costumava ser a câmara das senhoras; “Les Voûtes” que apropriadamente recebe esse nome por suas janelas altas e gradeadas de altura, com uma incrível vista para o vale; o “Le Ventoux” que oferece vista para a montanha. Há ainda uma piscina com vista para o Rhône Valley e para os belos jardins.