Lugares para conhecer em Campinas

A apenas 99 km da capital paulista, Campinas é a décima cidade mais rica do Brasil e uma das que oferece mais atrativos turísticos, especialmente com valores históricos e culturais, como museus, parques e teatros. Para ajudar os viajantes que pretendem conhecer a cidade, listamos alguns lugares interessantes em Campinas que merecem uma visita.

Lagoa do Taquaral é o parque mais famoso de Campinas e, junto ao Largo do Café e da Praça Arautos da Paz, forma a mais importante área de lazer da cidade. No local é possível andar em um dos quatro bondinhos elétricos que passam pela linha ferroviária de 3 km de extensão, visitar a concha acústica, fazer passeios de pedalinho na lagoa, apreciar uma réplica exata da Caravela Anunciação, que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, e curtir o espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora.

O Bosque dos Jequitibás é visitado anualmente por muitos turistas e possui 10 hectares de reserva florestal nativa com várias espécies de plantas e um zoológico com 300 espécimes de aves, répteis e mamíferos. Além disso, uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground são atrações ideais para as crianças. A Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado em teatro infantil) ficam dentro desse espaço.

Museu de História Natural tem por objetivo difundir conhecimentos sobre a fauna e a flora e promover a sua conservação, bem como desenvolver programas de Educação Ambiental. O museu possui um acervo de mais de 5 mil peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados. Integram o museu, a Casa dos Animais Interessantes e o Aquário Municipal, onde os visitantes encontram aproximadamente 200 espécies de animais vivos, dentre elas anêmonas, cavalo marinho, tubarão lixa, entre outros.

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim possui uma variada infraestrutura com um complexo de construções tombadas do século XIX, entre elas o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que hoje integram o Museu Histórico Ambiental. O parque possui ainda sete quadras poliesportivas, campos de futebol society, quadra de bocha e malha, trilhas para caminhadas, pista de cooper, playground, áreas para piquenique e anfiteatro. No estacionamento, todos os domingos, é realizada uma feira de produtos orgânicos.

A praça Ulisses Guimarães, também conhecida como antiga Pedreira do Chapadão, tem cerca de 130 mil m². Além de uma praça central para shows, há outras atrações, como espelho d’água com cascata, canteiros e plantas, pista de cooper e ciclismo. Há ainda o Memorial Ulisses Guimarães, com uma escultura composta por cerca de 2 mil chapas de aço recortadas e soldadas, formando uma obra que pesa 2,5 toneladas e tem 13 metros de altura.

Inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini foi o primeiro observatório municipal do Brasil. O espaço possui três telescópios, sendo o maior o modelo americano Cassegrain com 600mm de abertura, instalado sob cúpula motorizada. Abriga ainda o maior astrógrafo do país (telescópio fotográfico usado em astrofotografia). As sessões de observação são frequentemente combinadas com ações culturais.

O Museu da Imagem e do Som é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas, com centenas de equipamentos de produção e reprodução de imagens e sons. Abrange áreas de Vídeo e Áudio, Fotografia, Música, Cinema, Objetos Tecnológicos e Educação Patrimonial.

Assim como São Paulo, a cidade possui seu Mercado Municipal de Campinas com 143 boxes, onde é possível encontrar uma diversidade de produtos como verduras, frutos, grãos, temperos, flores, comidas, peixes, ervas e miudezas em geral. Foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas no ano de 1982.

Além de todos esses lugares, há muitos teatros na cidade, como o Teatro Sesc, o Teatro Sesi e o Teatro Municipal José de Castro Mendes. A programação de shows e espetáculos é sempre intensa, por isso vale a pena dar uma olhada no que estará em cartaz no período da sua visita. Uma boa sugestão de hotel é o Sleep Inn Galleria, que acaba de completar um retrofit das áreas comuns e melhorias em todos os apartamento e oferece o “Pacote Sexta a Domingo” que é ideal para quem quer explorar esse pontos turísticos da cidade. Lembrando que ao reservar o hotel pelo link, você ajuda a manter o Maior Viagem no ar e atualizado, sem pagar nada a mais por isso.