França vai lançar novidades no turismo, gastronomia e cultura em 2022

Berço da gastronomia e um dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros no exterior, a França vai lançar novidades no turismo, gastronomia e cultura em 2022. Conforme mostrado na última quinta-feira (24) na coletiva de imprensa realizada pela Atout France, o grande objetivo do Primeiro Ministro Jean Castex é de relançar e transformar o turismo do país com o Destination France. Com as transformações do setor pela pandemia, este plano visa fazer da França o destino número um para o turismo sustentável até 2030, além de transformá-lo em destino número um para o turismo de bicicleta.

Indo pra França? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, garanta a melhor opção e ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

“Com esse projeto, o objetivo é promover excelência, crescimento e emprego, baseado em um modelo mais qualitativo, sustentável e resiliente, de acordo com as novas expectativas dos clientes franceses e internacionais, particularmente em termos de transição ecológica. Para 2022, há grandes expectativas acerca de lançamentos, aberturas e eventos culturais no país, que é um dos que mais recebem brasileiros na Europa”, comenta Caroline Putnoki, Diretora Atout France na América do Sul.

Local a receber a Cité du Vitrail em Troyes | Foto: Cité Du Vitrail

É praticamente impossível falar do país sem mencionar sua importância cultural. Repleta de museus e importantes patrimônios históricos, algumas novidades que a França vai lançar em 2022 prometem elevar ainda mais a cultura no país. Na primavera, uma das previsões é a exposição Cité Du Vitrail em Troeys, na região charmosa de Champagne. A escolha da cidade é certeira, visto que Troyes é conhecida como a capital do vitral na Europa. A exposição vai acontecer no esplendoroso Hôtel-Dieu-le-Comte, do século XVIII, e vai mostrar os vitrais do século XII ao XXI em seus 3.000m².

Réplica da Gruta de Cosquer em Marselha | Foto: Divulgação

Entre as novidades que a França vai lançar em 2022 é a réplica da Gruta de Cosquer em Marselha, em junho, na cidade de Marselha, que conta com mais de 500 obras rupestres da época em que fora habitada entre 19.000 e 33.000 anos atrás. A caverna arqueológica subaquática vai ficar localizada na Villa Méditerranée e os visitantes vão poder explorar a novidade em veículos autoguiados. Além disso, vão poder visitar um centro dedicado à arte rupestre na época da pré-história.

Leia também: Dez curiosidades que você não imagina sobre a França

3d de como vai ser a La Maison LVMH/Arts-Talents-Patrimoine do grupo LVMH | Foto: Divulgação

O grupo LVMH, a frente de marcas como Louis Vuitton, vai abrir uma instituição cultural multidisciplinar em Paris chamada La Maison LVMH/Arts-Talents-Patrimoine e que fica perto da Fondation Louis Vuitton. Parte das novidades que a França vai lançar em 2022, o espaço vai ser totalmente dedicado ao patrimônio artístico, o local também vai contar com exposições e performances ao vivo. A sua abertura vai acontecer após a renovação do antigo Musée des Arts et Traditions Populaires. O prédio, originalmente projetado por Jean Dubuisson, foi repaginado peor Frank Gehry e Thomas Dubuisson. A novidade francesa também vai ter um restaurante com vista panorâmica para a apaixonante Paris.

A Disneyland Paris celebra 30 anos este ano | Foto: Divulgação

Ainda na cultura, outros importantes marcos em 2022 são o 30° aniversário da Disneyland Paris com uma temporada especial de atrações que vão acontecer a partir de 6 de março e também com o 10° aniversário do primeiro anexo regional do famoso Museu do Louvre, O Louvre de Lens. Para a celebração, o espaço vai receber duas importantes exposições: a primeira, de abril a julho, vai ser dedicado à Roma, e a segunda, de setembro a janeiro, aos hieróglifos. A cidade de Lens fica situada pertinho de Paris, a um pouco mais de uma hora da capital de trem.

Tida como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, em 2010, a gastronomia francesa também vai receber importantes novidades neste ano. A primeira delas é a inauguração da Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin (Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho), em Dijon, que vai ser um complexo de 8 hectares de edifícios históricos que foram restaurados. O local vai ser transformado em um importante centro cultural e de capacitação de alimentos e vinhos, além de abrigar a escola de culinária Ferrandi, novas lojas e restaurantes, um hotel de quatro estrelas e um complexo de cinema de 13 salas. Esse lançamento previsto para abril marca o início da famosa rota do vinho pela região de Borgonha, que vai de Dijon a Maçon passando também por Beaune.

Saudades de Paris e ansioso para conhecer as novidades | Foto: Acervo pessoal

Já em Paris, a capital também vai receber uma novidade gastronômica, o Food Society na primavera deste ano. O projeto, adiado desde o início da pandemia, já vem sendo considerado como o “maior salão de alimentação da Europa” e vai ser um espaço culinário dentro do Ateliers Gaîté em Paris, que fica no bairro Montparnasse. Em um espaço de 5.000m², o complexo vai ser destino para café da manhã, almoço, happy hour e jantar.

Prédio histórico, que já foi agência dos Correios 24h e abriga o novo hotel cinco estrelas de Paris, Madame Rêve | Foto: Divulgação

A hotelaria francesa também vai receber importantes lançamentos em 2022. As novidades deram início desde o final do ano passado com a chegada de mais um hotel cinco estrelas em Paris, o Madame Rêve, que fica localizado em um dos pontos mais conhecidos pelos franceses: no histórico prédio dos correios do Louvre, que funcionava 24h por dia, bem no centro da capital. Personificação do que conhecemos da hospitalidade de luxo francesa, o novo hotel conta com 82 quartos e dois restaurantes, o La Plume, de culinária japonesa, e o Madame Rêve Café, um mediterrâneo.

Na região de Borgonha, em Puligny-Montrachet, o grupo COMO vai inaugurar o COMO LE MONTRACHET, que vai ser instalado em uma propriedade datada do século XVIII, dando um toque histórico, essência da França. O hotel, ainda sem data certa para inaugurar, vai ter 31 quartos que vão ser apresentadas como “santuários chiques” e todo o projeto vai ter a colaboração da arquiteta e designer Paola Navone.

Local que vai receber o Hotel Fleur de Loire | Foto: Divulgação

Charmoso e encantador, o Val de Loire também vai receber uma novidade em junho deste ano, a inauguração do Hotel Fleur de Loire. O espaço, que era antiga propriedade do irmão do rei Luís XIII, vai receber o novo empreendimento do célebre chef duas estrelas Michelin, Christophe Hay. O hotel cinco estrelas vai ter 44 quartos, um restaurante gourmet dirigido pelo próprio chef e totalmente dedicado à região do Loire, além de um bistrô, um quiosque de pastelaria, uma piscina e um spa Sisley.

A menos de 15 km do Castelo de Chambord, em St-Laurent-Nouan, vai ser inaugurado em maio o Six Senses Resort Val de Loire. O novo resort vai fazer parte de uma propriedade com mais de 500 hectares e que vai contar, inclusive, com um centro de tênis, local para andar a cavalo, lago natural para natação e até mesmo galeria de arte. Em um castelo histórico, vão ficar localizados um restaurante gourmet, a recepção e também um bar. Já as 88 suítes e 70 chalés vão ser espalhadas pela floresta ao redor da propriedade, o que promete ser uma experiência única e diferenciada.

Bordeaux é eleita a capital europeia do turismo inteligente | Foto: Acervo pessoal

Ao finalizar o encontro dedicado às novidades da França para 2022, foi divulgado que a Bordeaux foi eleita a capital europeia do turismo inteligente e que Grenoble foi vencedora do prêmio Capital Verde da Europa neste ano. Apesar de acontecer apenas em 2023, a França também já está nos preparativos para a Copa do Mundo de Rugby, que vai ocorrer de setembro a outubro. Já Paris, vai ser sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024, exatamente 100 anos da primeira vez que a capital recebeu pela primeira vez o evento. Com a promessa de ser uma disputa inclusiva, interativa e sustentável, alguns jogos vão se estender para outras cidades, como Nantes, Bordeaux, Lion, Nice e Marselha. Já a famosa ilha do Taiti, na Polinésia Francesa, vai receber as competições de surf.  

Ao terminar a coletiva, o pensamento era único: arrumar as malas para conferir todas essas novidades francesas que respiram cultura, gastronomia, entretenimento e turismo! Quem também ficou ansioso?