O que conhecer em Israel? Um roteiro por este país fascinante

Israel é um país fascinante. Localizando na costa do Mar Mediterrâneo, apesar de estar no Oriente Médio, é um país que se diferencia de tudo que você imagina quando pensa nesta região. História, cultura, religião e muita modernidade andam juntas lado a lado em um destino que oferece os mais diferentes tipos de passeios, agradando assim aos diferentes gostos dos viajantes. Famoso pelo turismo religioso, Israel também pode ser um destino para quem busca algo mais cosmopolita ou até mesmo para quem está em busca de balneários para curtir o verão. Neste post listo as principais cidades/regiões de Israel para que você possa montar seu roteiro e decidir o que conhecer em Israel (clique no link de cada cidade para ter mais dicas).

Tel Aviv

Porta de entrada para Israel, Tel Aviv é certamente a cidade mais diferente e mais interessante do país. Cosmopolista e vibrante, é uma cidade com intensa vida diurna e noturna. Suas praias são tão agitadas quanto duas baladas. Ainda oferece uma parte histórica bastante interessante. Uma cidade que merece vários dias em seu roteiro para poder aproveitar tudo que ela oferece. Algumas pessoas também costumam fazer de base para conhecer outras partes do país através das day trips, mas com tanta coisa interessante para fazer na cidade vai ser difícil pensar em ir para outro lugar enquanto estiver passando seus dias por ali.

Jersualém

Capital de Israel, Jerusalém é uma parada obrigatória para qualquer turista que esteja visitando o país. Considerada sagrada por judeus, muçulmanos e católicos é onde se poderá entender melhor como estas três religiões convivem por ali. Sua parte histórica é riquíssima, com importantes pontos da Bíblia, mas também abriga interessantes museus que precisam fazer parte do seu roteiro pela cidade. Excelentes restaurantes, ótima infraestrutura hoteleira e bastante segurança fazem dessa cidade um ótimo ligar para visitar. Ela ainda serve de base para visitar muitas cidades/atrações que estão ao seu redor, sendo possível fazer diversas day trips a partir de Jerusalém.

Eilat

Principal cidade do sul do país, esse balenário é famoso pela sua agitação no verão. Apesar de muita gente escolher a cidade apenas como base para atravessar a fronteira até a Jordânia, para conhecer Petra, separar um tempo a mais para Eilat vale a pena. O mais divertido por lá é entrar no clima praiano mesmo e curtir os famosos beach clubs e os restaurantes e bares a beira mar. Um verdadeiro destino típico de praia, com a vantagem de ser um dos melhores lugares do mundo para mergulho. Claro, você ainda poderá partir dali para conhecer a fantástica Petra.

Vai viajar para Isarel? Reserve clicando aqui a sua hospedagem e garanta o melhor preço!
Obs.: Quando você reserva um hotel por este ou qualquer link dentro do site, nós recebemos uma pequena comissão para continuar escrevendo matérias gratuitamente para você! E você paga o mesmo valor que se fizer direto pelo site do Booking.

Belém

Cidade onde Jesus nasceu, Belém é muito próxima de Jerusalém, apesar de estar do lado Palestino. Sua principal atração é mesmo a Basílica da Natividade, mas existem outros pontos que podem ser interessantes para conhecer. Por ter um esquema de segurança bastante rígido para o acesso, o que provoca inclusive engarrafamentos para atravessar a fronteira, e por ser um pouco confusa, sugiro que você visite a cidade com empresas de turismo que partem de Jerusalém para lá. Será mais fácil e mais seguro.

Jericó

Considerada a cidade mais antiga do mundo, Jericó é outro destino palestino que pode ser feito em uma day trip a partir de Jersualém (inclusive pode der feita junto com outra atração próxima. Seus pontos de interesse mais importantes são a famosa Figueira de Zacheu e o Monte das Tentações. É fácil se locomover pela cidade e o controle de fronteira acontece na estrada, o que alivia mais o trânsito de carros até lá.

Massada

A Fortaleza de Massada é um ponto muito importante para os judeus, tanto que será comum você ver excursões escolares no local. Um impressionante sítio arqueológico no alto de uma montanha que pode ser acessado a pé ou através de um bondinho. Um passeio de day trip que pode também ser feito junto com o Parque de Ein Gadi. Dois lugares históricos e interessante para conhecer saindo de Jersualém.

Mar Morto

Um dos passeios mais interessantes em Israel é conhecer o Mar Morto. Existem várias maneiras de conhecer esse famoso lago que tem tanta concentração de sal que boiamos sem dificuldade. Porém, do lado israelense o que se costuma fazer é passar o dia em um dos beach clubs que existem na região. O passeio pode ser feito a partir de Jerusalém (mais perto) ou Tel Aviv (mais longe), sendo possível associar com algum outro passeio por perto ou fazer um dia inteiro para curtir e relaxar por ali, ainda mais se for no verão (no inverno os beach clubs ficam mais vazios e com estrutura menor).

Nazaré

Cidade de João e Maria, pais de Jesus, Nazaré é uma das cidades onde o turismo religioso se faz mais presente. Apesar de oferecer opção de hotéis, não é preciso ficar hospedado por lá já que em um dia você conseguirá ver tudo que é importante na cidade. Os lugares bíblicos e os museus dedicados as importantes passagens bíblicas são as principais atrações, embora também existam mesquitas e prédios públicos interessantes para conhecer.

Megido

Conhecida por ser a cidade onde segundo a Bíblia será travada a Batalha do Juízo Final, Megido é também um sítio arqueológico interessante que mostra que há bastante tempo já existiam obras de engenharia complexas, como seu sofisticado sistema de armazenamento de água. Também pode ser visitada em uma day trip, ou quando estiver se deslocando indo/voltando do norte do país.

Colinas de Golã

Famosa região produtora de vinho, as Colinas de Golã merecem ser visitadas com calma, para que possa conhecer as diferentes vinícolas que ficam por ali. Um outro ponto bastante interessante é o Monte Bental, fronteira com a Síria, onde durante muito tempo foi travada uma das mais importantes guerras da região. Hoje é possível visitar as instalações militares e além de ter um maior conhecimento dessa questão militar que envolve Israel, ver não só a região de Golã, como os países vizinhos do alto.

Tabgha

Ao visitar o norte de Israel você certamente estará indo conhecer os pontos de importância bíblica na região do Mar da Galileia. Nessa região fica Tabgha, onde você poderá conhecer a Igreja da Multiplicação dos Pães e dos Peixes e o Monte das Bem-Aventuranças. Bem ao lado está o Kibutz de  Genesaré, uma das paradas obrigatórias durante a sua visita, já que ali se encontra o famoso Bardo de Jesus, um achado arqueológico histórico de Israel.

Cafarnaum

Conhecida como a cidade de Jesus, Cafarnaum é outro importante sítio arqueológico de Israel. Foi ali que Jesus viveu a maior parte da sua vida, além de ser a morada dos principais apóstolos. É possível andar pelas ruínas da cidade antiga e entender melhor o início da Igreja Católica. Também é ali que você poderá ver de perto lugares onde aconteceram milagres de Jesus e conhecer a casa de Pedro, considerado o fundador da Igreja Católica e primeiro Papa.

Yarendit

Também na região do Mar da Galileia, um ponto bastante visitado pelos turistas é Yarendit. Ali eles costumam passar pelo ritual de batismo no Rio Jordão, um momento importante para os viajantes católicos. Apesar de não seu o local exato do batismo de Jesus, milhares de turistas fazem fila para reafirmar o seu batismo nas mesmas águas onde Jesus foi batizado.

Haifa

A principal cidade ao norte do país, e terceira maior cidade de Israel, Haifa é o ponto de apoio para conhecer toda a região do Mar da Galileia. Mas a simpática cidade merece também uma visita. Seus interessantes restaurantes, a boa rede hoteleira e algumas atrações turísticas locais tornam o lugar um destino que merece mais do que apenas a pernoite quando você estiver visitando o norte de Israel. O principal atrativo da cidade é o lindo jardim do Centro Baha’Í, porém alguns museus e outros parques também podem ser incluídos no roteiro.

Nossa viagem para Israel teve os apoios de MysimTravel, Waldorf Astoria Jerusalem, Brown TLV, Design Hotels, Tourist Israel e Outsdantig Travel