5 painéis assinados por Kobra em Nova York

Cada vez mais as grandes metrópoles têm acolhido os grafites e arte de rua aos seus muros e fachadas de edifícios. Muitos artistas brasileiros ganham notoriedade com painéis nas grandes cidades. Nos Estados Unidos, Wynwood em Miami vem logo à cabeça quando falamos em street art, mas Nova York vem despontando nesse quesito. Em nossa última viagem, fomos conferir os novos painéis assinados por Eduardo Kobra em Nova York.

Eduardo Kobra começou sua carreira nos anos 90 e atualmente se tornou um dos muralistas brasileiros mais reconhecidos mundo afora, com mais de 500 obras realizadas no Brasil e em outros países. Em 2016, obteve o recorde de maior mural grafitado do mundo com o “Etnias”, localizado no Boulevard Olímpico, pintado para celebrar os Jogos Olímpicos.

Nova York já teve uma das obras mais famosas de Kobra, o painel “O Beijo”, executado em 2012 no High Line, mas que infelizmente foi apagado há dois anos atrás. A obra – que segundo algumas fontes deve ser refeita em breve – é uma releitura da imagem feita pelo jornalista Alfred Eisenstaedt em agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ter seu mural apagado, Kobra presenteou Nova York – e a nós turistas – com mais cinco painéis recentes, dos quais pude conferir de perto, quatro deles. Os dois primeiros ficam bem próximos do The Lexington Hotel que nos recebeu nos últimos dias na cidade, em um mesmo prédio, nas fachadas da esquina das ruas 48th e 49th com a 3ª Avenida.

O primeiro, que eu já tinha visto na Oscar Freire em São Paulo – mas também apagado recentemente por lá – retrata Albert Einstein andando de bicicleta. O motivo é simples, segundo dizem, o cientista teria criado suas principais teorias pedalando. O segundo é “The Braves of 9/11”, uma homenagem aos bombeiros que trabalharam nos ataques terroristas de 11 de Setembro. A obra é baseada em uma foto de um bombeiro que repercutiu após a queda das Torres Gêmeas. Nela, o bombeiro está ajoelhado no chão com a cabeça para baixo, apoiada em um machado.

Estação de metrô mais próxima: 51 Street (linha 6)

kobra ny 3 avenida

Em pleno Meatpacking District, dois grandes mensageiros da paz mundial se encontram no painel instalado na fachada de um prédio na esquina da 18th com 10ª Avenida. O painel “Tolerância” faz parte do projeto “Cores pela Liberdade” que tem a Paz como um dos objetivos. Nada mais representativo que retratar Madre Teresa de Calcutá e Gandhi juntos, dois lutadores pelas causas sociais e pela paz.

Estação de metrô mais próxima: 14 Street / 8 Av (linhas A, C, E, L)

Um pouco mais afastado do burburinho, mas um dos que eu mais queria ver de perto, e claro, tirar uma foto é o painel em homenagem a Michael Jackson. A arte “Black & White” comemora os 60 anos do cantor e rei do Pop, tendo ilustrado Michael Jackson ainda criança na época do Jackson 5 e o cantor já adulto, no auge de sua carreira. Este painel está instalado na fachada de um edifício na esquina da rua 11th com a 1ª Avenida.

Estação de metrô mais próxima: 1 Av (linha L)

kobra madre teresa michael jackson

O único que não vi de perto foi o painel feito para o Soulphia, projeto de reinserção social direcionado a mulheres moradoras de abrigos de Nova York (EUA), que são preparadas para atuar como tutoras de aulas de Inglês pela internet. A homenageada no painel é a tutora Kymalekah Devine, uma das primeiras a serem beneficiadas pela proposta do projeto, idealizado por dois brasileiros. O painel está instalado na fachada da City-as-School, local onde estudou Jean Michael Basquiat, por exemplo.

Estação de metrô mais próxima: Houston Street (linhas 1 e 2).

Se você gosta de arte de rua, em especial os murais coloridos do projeto “Cores pela Liberdade”, não pode deixar de visitar os pontos onde estão esses painéis do Kobra em Nova York. Em nossa última viagem à Nova York, compartilhamos todos os detalhes da viagem em nosso Instagram, usando a conexão do Mysimtravel. Fomos recebidos também pelo hotel Mandarin Oriental New York nos primeiros dias da viagem.

Related Posts

19 Comentários

  1. Daniele Vieira

    Olá
    Meu gosto para a artes plásticas acaba sendo mais clássico, por isso não conheço muito os grandes nomes da arte de Rua, vendo as fotos que você postou posso dizer que o cara é muito bom, as figuras humanas são perfeitas, e o colorido chama a atenção sem ser cafona, muito bom mesmo.

  2. Cintia

    olá!
    Os trabalhos do Kobra são um arraso! Aqui em SP tem um painel do Kobra na Rodovia Castelo Branco, que é muito bacana tbm!
    Amei o post
    Abraços,

    1. Leo Vidal

      Oi Cintia,
      esse de São Paulo ainda não vi pessoalmente. Quero muito ver.

  3. Raíssa Zaneze

    Oi Leo! Nossa, é inegável a beleza das obras do Kobra. Não tem como não ser atraído por ela. É uma mistura de impacto de cores, realismo, paixão… que me deixa boquiaberta. Os paines que você colocou aqui são lindos e espero um dia conhecê-los. Eu vivo no RJ e aqui também temos obras deles para ver.
    Beijos

    1. Leo Vidal

      Sim, Raíssa, aqui no Rio temos a chance de ver o Etnias que é um dos mais lindos trabalhos dele. Felizes somos nós! Beijos

  4. Alice Martins

    Olá, tudo bem?

    Acho muito bacana termos um artista brasileiro com esse talento todo e ainda com sua arte espalhada pelas ruas de Nova York, isso é simplesmente fantástico quando paramos para ver a importância. Os grafites do Kobra são sensacionais, não existe outra palavra para defini-los, então é impossível não ficar babando. Adorei que você foi conhecer cada um deles de perto.

    Beijos!

    1. Leo Vidal

      Importante termos o nome do nosso país lembrado por coisas boas como a Arte! =)

  5. Renata Prado

    Que painéis lindos, grafite é uma arte incrível. Confesso que sou mais admiradora da arte tradicional principalmente aquarelas, mas gosto muito de ver esses paineis, acho que o grafite ponto da vida a cidade de uma forma incrível.

    1. Leo Vidal

      Oi Renata,
      acho que é justamente o que você disse, o grafite dá uma vida à cidade, ainda mais quando reúne cores como os painéis do Kobra.

  6. Keila

    São lindoooo!!!!
    Eu com certeza tiraria fotos e faria um belo de um post, sinceramente não conhecia o Kobra mas ficou tudo maravilhoso mesmo!
    Abraço

    1. Leo Vidal

      Ele tem murais incríveis, inclusive tem um no Rio de Janeiro, o Etnias, que é fantástico. Se tiver oportunidade de conhecer, recomendo.

  7. Kátia

    Olá! Conheço o trabalho desse cara tem uns 6 anos e, felizmente, já tive a oportunidade de ver. Eu acho maravilhoso arte de rua e esse cara tem um talento único para fazer tais maravilhas.

    1. Leo Vidal

      Oi Kátia, também acompanho o trabalho do Kobra há bastante tempo e sempre me surpreendo com seus novos painéis.

  8. Gustavo

    Que painéis maravilhosos, esse rapaz manja no assunto mesmo. Ele deixa o local com um clima mais atraente e com um clima agradável. Adorei as imagens feitas.

    1. Leo Vidal

      Valeu Gustavo. Foi muito emocionante ver de perto esses painéis.

  9. Letícia Franca

    Olá!

    Ameis esses paineis!!!! São incríveis!
    Difícil escolher o melhor, adorei todos!!!
    Eu amo grafites pois sempre trazem uma emoção, uma história por trás da arte. Sempre fico imaginando o que aquilo traz.
    Quando vejo alguém trabalhando em um grafite, fico hipnotizada. Acho demais!

    Grande beijo,
    Letícia Franca

    1. Leo Vidal

      A mistura de cores é incrível e faz toda a diferença, Letícia.

  10. Saga Literária

    Olá, tudo bem?

    Eu sinceramente não conhecia o Kobra, não estou por dentro do campo da artes e grafitagem, mas achei lindos os painéis elaborados, um mais bonito que o outro. Gostei muito do painel do Einstein e da Madre Teresa.
    Abraço!

    1. Leo Vidal

      O melhor é que é um artista brasileiro levando nosso nome para o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *