Qual risco de tomar energético como pré-treino

Especialista explica o que a bebida causa no organismo e o risco associado a atividade física intensa

Uso de energético como pré-treino
Caso de jovem que sofreu parada cardíaca acendeu o alerta Crédito: Sanket Sawale/Pexels

O uso de bebidas energéticas antes do treino tem se tornado uma prática comum entre frequentadores de academias que buscam mais disposição e desempenho. Mas o hábito pode causar problemas, levando até a morte.

Reserva de hotel na Booking

Regiane Cruz, especialista da plataforma de saúde Namu, explica que os energéticos contêm altas doses de cafeína e outras substâncias estimulantes que elevam a frequência cardíaca e a pressão arterial. “Quando consumidas em um organismo submetido a esforço físico intenso pode levar até um infarto”, explica.

Nos energéticos, a presença de compostos como taurina e glucoronolactona potencializa os efeitos estimulantes, aumentando a pressão arterial de maneira abrupta. Se, ao mesmo tempo, o corpo estiver lidando com a retenção de líquidos causada pela creatina, pode haver uma sobrecarga nos rins e no coração, elevando a probabilidade de complicações.

A especialista indica alternativas mais seguras, como o suco de beterraba (alimento rico em nitratos naturais, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e melhoram a oxigenação dos músculos durante o exercício) e aveia com mel (aveia é uma excelente fonte de carboidratos complexos, que são digeridos de forma mais lenta e proporcionam energia gradual ao longo do treino).

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *