Taj Mahal passará por restauração de 9 anos
Maior atração turística da Índia e eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal irá passar por uma restauração que levará 9 anos para ser concluída. O trabalho será feito para eliminar o tom amarelado provocado pela poluição e recuperar o brilho do mármore branco.
Segundo o jornal “The Times of India”, o Serviço Arqueológico da Índia começou uma nova restauração ano passado com uma máscara de argila arenosa, baseada em um cosmético tradicional (acreditem!) que elimina manchas. O tratamento terá que ser repetido a cada seis anos e foi o mesmo utilizado nas restaurações de 1994, 2001 e 2008. Segundo o jornal a ASI afirma que levará nove anos para devolver ao monumento da cidade de Agra o seu antigo esplendor, mas que as visitações não serão suspensas nesse período.
Revestido de mármore branco, o mausoléu foi levantando por 20 mil trabalhadores durante mais de duas décadas, como homenagem do imperador mongol Shah Jahan a sua falecida esposa favorita Mumtaz Mahal, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A joia do palácio). Ela morreu após dar a luz ao 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre o seu túmulo.