Vazamento de mais de 1,5 milhão de fotos explícitas de aplicativos gay preocupa especialista

Exposição se torna mais grave para usuários que vivem em países que criminalizam a homossexualidade

Cybernews detectou vazamento em pelo menos seis aplicativos diferentes Crédito: Soulful Pizza/Pexels

O vazamento de dados de aplicativos não é novidade, mas especificamente quando voltados para o público gay pode se tornar mais danoso. Isso porque em muitos países ainda se criminaliza a homossexualidade, além de ameaças diretas de exposição em locais que há proteção.

Reserva de hotel na Booking

“O vazamento de dados compromete a segurança dos usuários, permitindo que os agentes de ameaças leiam mensagens privadas e obtenham lista de contatos e dados de localização”, explica Aras Nazarovas, pesquisador de segurança da Cybernews.

Recentemente a empresa revelou o vazamento de alguns aplicativos gay, colocando milhares de usuários em risco. Um caso foi do Gay Daddy que teve mais de 50 mil perfis e 124 mil mensagens vazadas. Dados como nome, localização, status de HIV e fotos explícitas estavam entre o material indevidamente acessado.

Junto com o anúncio do vazamento deste app, outros como BDSM People, Chica, Translove, Pink e Brish também tiveram dados vazados recentemente. No total foram expostas mais de 1,5 milhão de imagens explícitas.

Em um momento em que diferentes regiões do mundo estão regredindo sobre direitos da comunidade queer, a possibilidade de exposição de usuários se torna ainda mais problemática.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *