Saiba como foi minha experiência de viagem pro México na pandemia

Antes de qualquer coisa é preciso deixar claro que o objetivo desse post é informar e relatar a minha experiência de viagem pro México na pandemia. Sei que muita gente não acha que é momento para viajar, alguns só para destinos próximos. O fato é que, depois de refletir muito a respeito e tomando todos os cuidados resolvi fazer a primeira viagem internacional em 2020. E para quem está pensando sobre, faço esse post sobre um dos poucos destinos que estão abertos para brasileiros neste momento.

booking1

Vai viajar? Reserve a sua hospedagem no Booking através deste banner e ajude, sem pagar nada mais por isso, a manter o Maior Viagem sempre te atualizando sobre viagens

Importante ressaltar também que as regras no México e em outros países estão constantemente sendo modificadas. Por isso, escrevo sobre o período que estive por lá (26/10 a 04/11) e é sempre bom buscar as informações oficiais atualizadas antes de planejar a sua viagem e também de embarcar. Por fim, só viaje (seja no Brasil ou exterior) se você se sentir seguro pra isso.

Ponderado tudo isso, primeiro destaco que os brasileiros podem entrar no país de forma bem tranquila. Além de normalmente não precisar de visto, a viagem pro México na pandemia não exige nenhum tipo de teste da Covid-19 e nem quarentena. É preciso apenas preencher um formulário online sobre seu estado de saúde (que deve ser preenchido no dia do embarque e refeito a cada voo que fizer entrando, saindo ou dentro do país). Vale ressaltar, mais do que nunca, a necessidade de contratar um bom seguro de saúde para a viagem e ficar atento se ele cobre a Covid-19.

Pra muita gente isso é uma mostra que uma viagem pro México na pandemia não é segura. Confesso que isso inicialmente me assustou também e me fez questionar sobre o destino. Mas, depois de ter voltado de lá, posso afirmar que em 90% da minha viagem me senti mais seguro do que até mesmo aqui no Rio (cidade onde vivo). Além do número grande de pessoas usando máscara, distanciamento social, a preocupação com medição de temperatura, uso do álcool em gel e até mesmo limpeza dos sapatos ao entrar em todos os ambientes (hotel, restaurante, bar, museu e até mesmo em feirinha de artesanato) é impressionante.

O único ponto negativo nesse sentido foi em Cancun. Por lá, os passeios continuam reunindo um número grande de pessoas em espaços pequenos, sem o distanciamento social, e, apesar da sinalização da exigência do uso de máscaras e distanciamento social, não estão sendo cobrados dos turistas. Além disso, a conhecida via noturna da cidade continua bombando (para ter ideia da diferença, na Cidade do México restaurantes e bares estão fechando cedo para evitar aglomerações).

Significa que não devo ir pra Cancun na pandemia? Não! Mas prefira se você estiver pensando em uma viagem para curtir mais as praias e os incríveis hotéis da cidade (estes sim tomando todos os cuidados necessários) e fazer poucos e selecionados passeios. E opte pelos que você possa fazer por conta própria. Já se você está pensando em uma viagem mais cultura, para conhecer os encantos do México, não só nessa época, mas de uma forma geral opte por outras cidades: Tanto a incrível Cidade do México, quanto cidades menores.

Vale ressaltar, porém, que nas outras cidades, um dos fatores maior de controle da pandemia no México é que algumas atrações estão fechadas ou parcialmente fechadas. Isso é significativo, especialmente para quem vai ao país pela primeira vez. Se você pretende fazer uma viagem pro México na pandemia, pense o estilo de viagem que você quer fazer e quais atrações acha essencial. Pesquise sobre elas. Mas, antes de desistir da ideia ao pesquisar algumas das principais fechadas ou com limitação, saiba, por exemplo, que a Cidade do México tem uma gama de opções de coisas interessantes para fazer tão grande, que você poderá substituir o que for necessário em seu roteiro sem dificuldade. E, ainda assim, poderá conhecer outras atrações que são igualmente interessantes e que, talvez, você não colocasse no seu roteiro de viagem inicialmente.

Como esta não foi a primeira vez que fui ao México, e viajei com a ideia de que faria em um ritmo mais calmo, sem me preocupar em ver tudo que pensei inicialmente (o México é um país para retornar diversas vezes), a minha opção de destino internacional neste momento foi incrível. Posso dizer que a minha viagem por México na pandemia foi como gostaria e as poucas coisas que gostaria de ter feito e não consegui por conta de restrições foram bem substituídas e certamente farei em uma próxima viagem. Inclusive voltar na época do Día de Muertos, já que as grandes festas foram suspensas este ano. Mas, até nisso valeu a viagem. Porque o clima de festa estava em todo país com as decorações especiais coloridas, pessoas fantasiadas e um clima diferente nas ruas.

Ah! E uma coisa boa de ter feito a viagem pro México na pandemia, a Cidade do México, famoso por seu trânsito insuportável, estava super tranquilo de circular. Ou seja, se tem suas limitações, também há o lado bom.

A viagem para o México foi feita em parceria com os hotéis JW Marriott Cancun, Ritz Carlton Cancun e Shearton Mexico City Maria Isabel.

chip-internacional-mysimtravel-banner

Compre seu chip internacional para usar no México clicando no banner acima e utilize o mesmo em diversos destinos pelo mundo em suas próximas viagens