Vila da Santa Búzios: Hotel no centro de Búzios com clima do Mediterrâneo

Búzios é um dos balneários mais charmosos do Brasil. O que te convido agora é para se encantar (seja sua primeira vez no destino ou um retorno) ao descobrir uma experiência exclusiva e ainda mais charmosa se hospedando no Vila da Santa Búzios. Com clima do Mediterrâneo, o charmoso hotel no centro de Búzios consegue oferecer exclusividade.

A antiga vila de pescadores foi “descoberta” por Brigitte Bardot, que se encantou quando veio passar férias no Brasil. Não há como saber se o clima bucólico do destino a conquistou por relembrar as charmosas vilas do Mediterrâneo. Mas é fato que, anos depois, Búzios ainda mantém um charme descontraído que atrai turistas do Brasil e do mundo.

Oferecer uma experiência que amplifique essa sensação especial torna a viagem para lá ainda melhor. E é exatamente isso que o Vila da Santa consegue. O hotel no centro de Búzios parece nos transportar para uma vila do Mediterrâneo, daquelas mais charmosas, e encanta os hóspedes com a riqueza de detalhes tanto em sua estrutura quanto no atendimento.

Estilo

A recepção construída em uma antiga casa de pescador da década de 40 já apresenta os pilares do Vila da Santa Búzios. A discrição na entrada revela a exclusividade, os objetos de decoração mostram o charme e a mesa de atendimento no lugar de um balcão frio de hotel o acolhimento. Tudo nesse hotel no centro de Búzios foi pensando para oferecer uma experiência única, e logo no boas-vindas já nos contempla com tudo que esperamos de um hotel boutique membro da Brazilian Luxury Travel Association.

Os próximos passos na chegada serão ainda mais reveladores, com o charmossísimo pátio nos levando ao centro histórico de uma pequena cidade do litoral europeu, com direito a “estação de trem” (aqui transformada no restaurante La gare) e escadarias que nos levam aos quartos dispostos em pequenas construções bucólicas.

No meio disso tudo há as duas piscinas (uma delas aquecidas), que são propositalmente pequenas, para acolher, e um convite a seguir descobrindo os cantos reveladores desse charmoso hotel no centro de Búzios (acredite a cada passo você irá reparar em um detalhe diferente) até chegarmos na “casa da praia”. Essa parte do hotel oferece cinco quartos que podem ser reservados em separado ou em conjunto, em uma charmosa casa que serve de refúgio para os proprietários quando estão por ali.

Um charmoso pátio a sua frente nos leva até a igualmente exclusiva Praia dos Ossos. Um oásis de tranquilidade para ser aproveitado pelos hóspedes, com todo o conforto e serviços do hotel, seja na praia ou na parte interna (quando visitamos o hotel o serviço de praia estava acontecendo apenas no pátio em virtude das regras restritivas da pandemia).

Com tanto cuidado em cada detalhe que encontramos ao longo do hotel e o estilo escolhido pelos seus donos para o Vila da Santa Búzios, é impossível não se sentir como se estivesse em uma casa na praia em alguma charmosa vila do Mediterrâneo. Em especial do sul da França, de onde vem boa parte da inspiração.

Leia também: Conhecendo a Ponta do Pai Vitório em Búzios

Localização

Há poucos passos da Orla Bardot, mas na calma Praia dos Ossos, o Vila da Santa consegue unir a praticidade de um hotel no centro de Búzios com a exclusividade de uma parte menos agitada da região central da cidade.

Com a praia em frente ao empreendimento e uma calma praça na parte da entrada, oferece discrição e tranquilidade. É estar a uma caminhada da agitada Rua das Pedras, mas com a paz que procuramos para relaxar em um destino de praia.

É possível fazer muita coisa a pé, com uma boa variedade de comércio no entorno. E, por estar no centro, está a uma curta distância das outras famosas praias de Búzios.

Quartos

São 19 quartos, divididos em cinco categorias, além dos 5 que estão na chamada “casa secreta”. Eles variam entre 16 e 60 metros quadrados e oferecem todo o conforto necessário para boas horas de relaxamento. O estilo acompanha o mesmo do hotel, com móveis claros e tema praiano.

Nosso quarto era na categoria premium e oferecia um bom tamanho, com destaque para o amplo banheiro e uma vista linda para o pátio interno e a piscina. A janela é uma das mais desejadas do Vila da Santa, com uma varadinha cercada de muito verde.

A cama king size confortável é perfeita para relaxar após um dia de praia e o clima aconchegante do quarto consegue até mesmo rivalizar com um destino cheio de coisas interessantes para fazer. Tudo decorado com muito bom gosto.

Serviços e facilidades

Para relaxar, serviço de praia ou lounges convidados perto das piscinas. Para ficar ainda melhor, um spa com seis tipos de massagem e uma jacuzzi de mármore europeu.

Quem quiser praticar atividade física, o hotel oferece opções náuticas como stand up paddle e caiaque. Além disso, o serviço de concierge organiza passeio de barco, pesca artesanal, kitesurf, windsurf, canoa havaiana, mergulho, trilhas e até golfe.

Gastronomia

O café da manhã é completo, com serviço de frios e quente, e recheado de surpresas deliciosas – não deixe de conhecer o queijo branco artesanal. Por conta da pandemia estava sendo servido sob demanda direto nas mesas, o que deixou a experiência ainda mais deliciosa.

O ótimo restaurante La Gare, também funciona para almoço e jantar, além de ser a base para o serviço de piscina e praia. Um cardápio para esses serviços aposta mais em comidinhas e bebidas. Já para a refeições o menu apresenta uma proposta mediterrânea (vamos viajar para lá novamente sem sair de Búzios) com produtos frescos e regionais. Uma mistura perfeita, onde peixes e frutos do mar merecem destaque.

Para quem estiver fazendo uma viagem a dois, a possibilidade de um jantar a dois na varanda da Casa Secreta, com vista para o mar é uma excelente pedida. Para todos, nas noites de sextas e sábados o pátio do Vila da Santa Búzios tem um jantar ainda mais especial com música ao vivo.

Atendimento

Para completar a experiência deliciosa no Vila da Santa Búzios, chama a atenção a equipe do hotel. Atenciosos, sem ser invasivos, prestativos e simpáticos, eles se preocupam em estar sempre a disposição.

Não é incomum ver conversando com hóspedes, chamando pelo nome, e se referindo de forma carinhosa. Tem como não se sentir especial?