Villa Paranaguá: Hotel em Santa Teresa oferece exclusividade e design
Aberto em fevereiro de 2021, o Villa Paranaguá é um joia que descobri recentemente. O charmoso empreendimento oferece exclusividade (são apenas nove quartos), um ambiente que mescla design, vista espetacular da cidade e muito verde. Torna-se assim uma opção única para quem busca um hotel em Santa Teresa, o charmoso e boêmio bairro carioca.
O casal francês proprietário, junto com seu filho e esposa que tocaram o projeto de reforma, transformaram esse hotel em Santa Teresa em um refúgio onde a elegância a sofisticação fluem de maneira natural, integradas com perfeição ao verde e ao bucólico bairro carioca. A mansão do início do século XX, que outrora foi uma república de estudantes de arquitetura, passou por cinco anos de reforma para chegar a todo seu esplendor. Uma experiência única e exclusiva na cidade, com o charme de um hotel boutique pensado em todos os seus detalhes e serviços 5 estrelas.
Estilo
Design integrado ao ambiente onde se encontra. Essa talvez seja a melhor tradução do que encontramos no Villa Paranaguá. Cada detalhe foi pensado e tem a marca dos proprietários. Com isso, o resultado luxuoso e clean, de extremo bom gosto, nos faz sentir em casa. Aliás, é assim que o hotel se apresenta, com ambientes que remetem a uma mansão e de certa forma nos faz esquecer que não estamos em casa. Destaque para a agradabilíssima sala de estar com biblioteca, integrada ao charmoso ambiente do bar/restaurante e ao jardim externo.
O paisagismo respeita a flora e, consequentemente, a fauna local. A exuberante piscina rodeada de muito verde e os ambientes externos com jardins e vistas espetaculares são um convite a relaxar e curtir o silêncio, mesmo no coração de uma cidade como o Rio de Janeiro.
O casarão aposta em um ambiente aconchegante onde nos surpreendemos com todos os detalhes. Móveis em ferro fundido e madeira de demolição – desenhados pelo patriarca Pierre Beuscher e executados por seu filho Joachim – se unem a peças de design assinadas, como a clássica poltrona mole do brasileiro Sérgio Rodrigues, a chaise longue e o sofá do francês Le Corbusier e as cadeiras do americano Warren Platner. O bom gosto está presente ainda nos objetos de arte selecionados pelos proprietários desse hotel em Santa Teresa durante suas viagens pelo mundo.
Localização
No início do bairro de Santa Teresa, o Villa Paranaguá está a pequena distância do metrô da Glória e a poucos minutos de carro do aeroporto Santos Dumont.
O bairro é conhecido por um clima mais ameno, por estar mais alto em relação ao nível do mar e por sua arborização, pelos restaurantes tradicionais e ateliês de obras de arte. Muito procurado em especial por turistas europeus que se identificam com a região, um espécie de Montmartre carioca.
Quartos
Os luxuosos e espaçosos quartos oferecem design, espaços amplos e móveis confortáveis para que você descanse em sua estadia no hotel em Santa Teresa. Para desconectar de vez, a proposta do Villa Paranaguá inclusive não conta com TV nos quartos, para promover o relaxamento por completo.
São cinco categorias diferentes e opções de quartos integrados para hospedagem em família. Todos contam com varanda (a do nosso quarto tinha uma vista espetacular da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar) e apostam em ambientes bem iluminados, destacando a luz natural.
Com uma pegada sustentável, madeiras de descarte das obras foram utilizadas para as bancadas do banheiro, que tem ainda as torneiras das pias assinadas por Philippe Starck para a alemã HansGrohe. Em nosso quarto, uma elegante banheira ladeava o chuveiro aberto com um jardim de inverno deixando o clima ainda mais agradável.
A grande e aconchegante cama é um convite a relaxar, mas ainda havia um espaço de estar para quem prefere ler um livro com mais comodidade, por exemplo. Há uma mesa de trabalho, tão discreta quanto a proposta de relaxamento total impõe. Destaque ainda para a varanda, convidativa para um vinho a dois contemplando o céu estrelado de noite ou relaxar vendo a vista durante o dia.
Serviços e facilidades
Além da piscina com temperatura controlada, o Villa Paranaguá oferece uma sauna seca com vista anexa ao spa, onde diferentes tipos de massagem são ofertadas mediante reserva. O hotel disponibiliza ainda equipamentos para pilates e tapetes de ioga.
Indico a combinação perfeita, que fiz, de uma massagem no fim do dia (para relaxar antes do jantar) acompanhada de um momento na sauna.
Gastronomia
O hotel oferece um menu diurno que destaca comidinhas e saladas para acompanhar o momento de relaxamento na piscina. Para o jantar, um menu mais completo aposta em produtores locais e sazonalidade dos alimentos, com direito a produtos colhidos na horta local.
O café da manhã (indico ser servido nas mesas da área externa) é à la carte e nos transporta para a França com as deliciosas opções de panquecas francesas salgadas ou doces, diferentes opções de ovos, além de uma série de outras comidinhas que nos faz começar o dia da melhor maneira possível.
Atendimento
“Queremos ser um lar fora de casa para nossos convidados”. A frase descritiva resume com perfeição esse hotel em Santa Teresa. Um tratamento individualizado, com a perfeição que um hotel boutique oferece, sem pompa de grandes empreendimentos luxuosos, mas com o carinho, atenção e cuidados que promovem uma estadia única.
A reduzida, mas simpática equipe, está sempre prestativa e faz um atendimento individualizado, elevando a experiência a patamares incomuns para serviços oferecidos no Rio de Janeiro.