Vindima em São Roque começa no fim do mês
O período da colheita das uvas é uma grande festas nas vinícolas pelo mundo, No Brasil, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro, acontece a Vindima em São Roque (SP), na Vinícola Góes. Os turistas revivem as antigas tradições de colher os frutos no parreiral e de pisar as uvas, ao som de músicas típicas portuguesas e italianas.
Os visitantes são recebidos na sede da empresa, onde conhecem a história da Vinícola Góes. Em seguida, o turista é levado para os parreirais em um trenzinho com música típica, deixando para trás o movimento da cidade e aproveitando o clima agradável do interior. No decorrer do percurso, em um bate papo descontraído, são apresentadas curiosidades sobre o plantio, as variedades de uvas e a colheita.
No parreiral, os participantes irão colher as uvas utilizando tesouras específicas e cestas, como os antigos camponeses faziam. Ali o enólogo Fábio Góes ensina segredos do plantio das videiras e da produção de grandes vinhos. Um dos dois momentos mais aguardados na vindima em São Roque.
O segundo momento mais aguardado é a pisa das uvas. Todos são guiados para reviver a história de como tudo começou na produção dos vinhos, da maneira mais tradicional: pisando as uvas com os pés em grandes tinas e ao som de músicas típicas. Depois disso há um brinde para comemorar a safra e um almoço português harmonizado.
O valor para participar da vindima em São Roque, na Vinícola Góes, é de R$ 345 por pessoa (R$ 172,50 para crianças de 5 a 12 anos). Mas, crianças de 5 a 12 anos acompanhadas de 2 adultos pagantes, assim como crianças de 4 anos ou menos não pagam. Os ingressos podem ser comprados online.