Saiba onde apreciar um bom vinho na Inglaterra
A Inglaterra é muito lembrada pelo gin e até pelo uísque, mas quando se trata de vinho na Inglaterra, poucos são os enoturistas que sabem sobre os vinhos ingleses. Muito conhecido pelos vilarejos e o litoral bastante recortado, o sudoeste da Inglaterra é também endereço de algumas vinícolas do país.
A South West Vineyards Association (SWVA) é uma das sete associações regionais que cobrem as áreas vitícolas da Inglaterra e do País de Gales. Abrange as ilhas de Scilly, Ilhas do Canal, Cornwall, Devon, Somerset, Dorset, Bristol, Bath, Gloucestershire, Worcestershire, Herefordshire e Shropshire. A associação foi fundada nos anos 70 pelo falecido Gillian Pearkes, pioneiro vinicultor inglês de Devon. Reunindo grandes vinhedos comerciais, em sua maioria de propriedade e gerência familiar, muitos estão abertos para visitação. Muitos dos vinhos produzidos na região são de qualidade premiada internacionalmente e alguns produtores são vencedores de troféus de classe mundial.
Para os apreciadores de um bom vinho durante a viagem, o ideal é planejar uma visita a Quoins, uma vinícola orgânica, de administração familiar, em Wiltshire, perto da cidade de Bath, Patrimônio Mundial da UNESCO. A Quoins produz quatro vinhos de uva única, que podem ser comprados no local. Está aberta para visitas a partir de meados de agosto, mas ao longo de todo ano recebe visitantes em dias determinados para provas e passeios especiais.
Outra vinícola de renome na região é a Mumfords Vineyard administrada como um negócio de família. Localizada em um cenário com vista para o Avon Valley, a leste de Bath, a vinícola produz diversas variedades de vinho. São dois tipos de branco, incluindo o leve Madeleine Angevine, além de um premiado rosé e excelentes vinhos tintos. O rótulo de vinho Mumfords tem um tema romano, inspirado por uma moeda romana encontrada sob uma videira. Os vinhos estão disponíveis para compra direta do vinhedo, por correspondência ou de pontos de venda locais. Os visitantes são muito bem-vindos durante todo o ano para ver a vinha e degustar os vinhos.
A diversão não precisa acabar ao final do passeio na vinícola. Na Three Choirs Vineyard, em Gloucestershire, o visitante pode se hospedar em um quarto com vista para o vinhedo ou até mesmo se acomodar em chalés no meio dos parreirais. Perfeito programar sua estada em época de eventos, como os jantares e degustações. Há também apresentações surpresa no local. Uma ótima forma de conciliar o turismo e vinho na Inglaterra.
Para aproveitar melhor esse tour do vinho na Inglaterra, faça a sua reserva de hotel através deste link e leve seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.