Visite o norte da Itália sem sair de casa

Se por enquanto não estamos podendo viajar, isso não nos impede de conhecer destinos pelo mundo e já ir planejando as próximas viagens. O norte da Itália é uma região lindíssima e, em especial, Emilia-Romagna é conhecida por suas cidades medievais, rica gastronomia e resorts à beira-mar.

Para se encantar por essa região italiana, que tal começar visitando Emilia-Romagna pela capital Bologna? Da sua casa, através do Discover Baroque Art, um museu virtual dedicado às obras de arte barrocas presentes em alguns países europeus, incluindo as que estão em Bologna. Também é possível conhecer diversos lugares históricos da cidade como Aula Magna Santa Lúcia, Palazzo Poggi, Jardim Botânico, Palazzo Hercolani e San Giovanni in Monte. Por fim, o MAST oferece uma visita virtual guiada à exposição UNIFORM – IN THE WORK / OUT OF THE WORK, acompanhada pelo curador Urs Stahel e oferece também videoconferências com os artistas para conhecer seus projetos artísticos em exibição.

Outro lugar interessante para conhecer, mesmo que em isolamento social, é Piacenza. Há diversas visitas virtuais no site  marcostucchi.com. Se você não tem medo de altura, recomendamos que não perca o Domo pintado por Pordenone na basílica de Santa Maria di Campagna; outra parada obrigatória é observar de perto os afrescos do Domo pintados por Guercino na Catedral da cidade. Também é possível visitar os Museus Palazzo Farnese, a Galeria Ricci Oddi e o Museu de História Natural.

Em Ferrara o Museu Arqueológico Nacional de Ferrara, instalado no Palazzo Costabili do século XVI, conhecido como Palazzo di Ludovico il Moro, oferece uma visita virtual por seus quartos, que abrigam os achados das escavações da antiga cidade de Spina. Na mesma cidade, o MEIS – Museu Nacional do Judaísmo Italiano e o Shoah oferece uma visita virtual à exposição Jewish Ferrara, criada para contar a relação milenar entre judeus e a cidade: uma jornada on-line com vídeos, documentos, idéias, entrevistas e músicas para ouvir.

No site de turismo da cidade de Rimini, quatro itinerários diferentes dentro da cidade podem ser consultados on-line por meio de mapas interativos, enquanto no site do Teatro Galli é possível fazer um tour virtual real pelos salões espetaculares do edifício. Você também pode visitar a exposição Fellini 100 – Immortal Genius, montada em Castel Sismondo em Rimini por conta das comemorações do centenário do nascimento do grande diretor e atualmente fechada em conformidade com o decreto de 8 de março, desfrutando de um visita virtual entre algumas das salas mais bonitas da exposição, acompanhada pela voz do curador Marco Bertozzi.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *