Você conhece os winstubs de Estrasburgo?

Para quem visita Estrasburgo, na França, uma parada obrigatória é o bairro La Petite France. É nessa região do destino situado no leste da França, na divisa com a Alemanha, que você encontrará o melhor da gastronomia local, com vista para o Rio Reno em restaurantes, brasseries e nos famosos winstubs.

Esses ancestrais de pousadas e bares de vinho datam do início da construção da Catedral Gótica, em 1262. Hoje, são restaurantes conhecidos por serem acolhedores. Geralmente o pé direito da construção é baixo, o que contribui para a sensação de intimidade; a decoração é rústica, composta por objetos que fazem parte do cotidiano alsaciano;  e as mesas de madeira são cobertas por toalhas de tecido em xadrez vermelho.

Um winstub serve especialidades regionais desta região da França que se destaca pela gastronomia. Alguns exemplos: sauerkraut (repolho fermentado, com diferentes complementos); baeckeoffe (mistura de carne bovina, de ovelha e de porco, marinada em vinho branco, levemente cozida juntamente com batatas e cebolas); bretzel (ou pretzel, tipo de pão em formato de nó, doce ou salgado); tarte flambée (fina massa coberta com bacon, creme de nata e cebola, cozida ao forno de lenha, semelhante à pizza). Outra iguaria servida nos winstubs é o kougelhopf, bolo que pode ser doce – com passas ao rum, para saborear na sobremesa; ou salgado – com bacon e nozes, para aperitivo.

Para deixar isso ainda melhor, estamos falando de um destino conhecido por pertencer a uma das regiões vinícolas francesas da maior excelência, principalmente na produção de vinhos brancos originados das variedades de uvas Riesling, Sylvaner e Gewürztraminer. Embora também sejam produzidos por ali tintos famosos, como os originados da Pinot Noir, considerada a uva de mais difícil cultivo, fonte de origem dos vinhos tidos como os mais elegantes do mundo, e também do champanhe. Uma combinação perfeita com a gastronomia local, que pode ser acompanhada também pelas cervejas locais. É que a região é a maior produtora de cervejas na França.

Para conhecer essa tradição gastronômica de Estrasburgo uma boa opção é fazer um cruzeiro através do Rio Reno. A Avalon Waterways, por exemplo, oferece uma opção que sai de Zurique (Suíça) com passagens por Estrasbrugo, Lucerna, Breisach/Floresta Negra, Heidelberg, Mainz, Rüdesheim, Garganta do Reno, Koblenz, Colônia e, ao final, Amsterdam (clique nos links para ler nossas dicas em cada um dos destinos). A saída a 27 de julho é customizada, exclusiva para brasileiros, com atendimento totalmente em português, com pacotes vendidos pela XQ Viagens Especiais.